facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

09 de Outubro de 2015, 08h:43 - A | A

POLÍTICA / LIDE INTERNACIONAL

Taques debate democracia com presidente do Uruguai e autoridades do Brasil

Ainda no Uruguai, Taques conhecerá o sistema usado pelo Instituto Nacional de Carnes do governo (INAC) para controle de peso do gado. A implantação e manutenção do sistema ficam a cargo do governo uruguaio

DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques participa nesta sexta-feira (09.10), em Montevidéu, no Uruguai, do Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão, organizado pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais do Brasil). O chefe do Executivo mato-grossense debate o tema democracia junto a outros membros do setor público brasileiro e uruguaio. 

"A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um Estado mínimo, um Estado que cumpra seus deveres", afirma Taques que é professor de direito constitucional.


Professor de direito constitucional, Pedro Taques defende o regime democrático como ferramenta importante para a concretização de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos. Para ele, a democracia se fundamenta na defesa da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. "A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um Estado mínimo, um Estado que cumpra seus deveres", afirma o chefe do Executivo estadual. 

Apesar do atual cenário de crise política e econômica no Brasil, Taques destaca que as instituições no Brasil estão em pleno funcionamento e garantem a independência em relação ao Poder Executivo. 

Ainda no Uruguai, Taques conhecerá o sistema usado pelo Instituto Nacional de Carnes do governo (INAC) para controle de peso do gado. A implantação e manutenção do sistema ficam a cargo do governo uruguaio



O Meeting Internacional reúne, há duas décadas, líderes de grandes grupos empresariais e membros do setor público com o objetivo de fortalecer relacionamentos e promover oportunidades de negócios bilaterais entre o Brasil e países com potencial de intercâmbio econômico, comercial e cultural. É um importante estímulo às relações econômicas e diplomáticas do país. 

O Seminário Internacional Democracia e Liberdade de Expressão contará com a presença do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez; os ex-presidentes da Bolívia, Jorge Quiroga e do  Uruguai, Luis Alberto Lacalle; governadores do Rio de Janeiro, Luiz Pezão e de Goiás, Marconi Perillo; ministros brasileiros do Turismo, Henrique Alves; de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Armando Monteiro; Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além de 200 empresários de algumas das maiores empresas privadas do Brasil e 100 dirigentes empresariais uruguaios.

Carne uruguaia

Ainda no Uruguai, Taques conhecerá o sistema usado pelo Instituto Nacional de Carnes do governo (INAC) para controle de peso do gado. A implantação e manutenção do sistema ficam a cargo do governo uruguaio que recebe as informações online instantaneamente e tem um maior controle de toda a carne produzida no país.

 

A adoção do sistema permitiu ao Uruguai um controle preciso sobre a arrecadação, eliminando a sonegação e garantindo melhor controle sobre a cadeia da carne (bovina, ovina, suína, etc). A previsão é de que o governador conheça esse sistema na sexta-feira (09.10) e no sábado (10), o chefe do Executivo visite um frigorifico que já opera o sistema. 

Os dados do sistema utilizado pelo INAC também são compartilhados com os produtores, que têm controle rigoroso da produção comercializada. Para os frigoríficos, garantem matéria-prima com a rastreabilidade confiável e aumenta a confiança do produtor nas empresas e como consequência, a possibilidade de fazer novos negócios.

Comente esta notícia