facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

25 de Outubro de 2016, 14h:47 - A | A

POLÍTICA / CASO CARAMURU

Secretário chama Janaina de irresponsável por acusar Defaz de fazer campanha para WS

Janaina Riva diz que “MT quer governador, e não um cabo eleitoral; Secretário de Segurança rebate dizendo que Janaina desconhece democracia

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



O secretário de Segurança Pública do Estado (Sesp), delegado Rogers Jarbas, emitiu uma nota de repúdio contra o que fora publicado pela deputada estadual Janaína Riva (PMDB) em sua página pessoal do Facebook sobre o “uso da Delegacia Fazendária” (Defaz) para a realização de campanha eleitoral.

Em sua publicação, a parlamentar dispara que “Mato Grosso quer governador [Pedro Taques] e não um cabo eleitoral de campanha, usando a Defaz, as secretarias do Estado, para fazer campanha! Secretários municipais usando suas secretarias para se manterem no poder a qualquer custo!”. O governador é aliado de primeira hora do candidato à Prefeitura de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), enquanto que Janaína é aliada do também candidato do 2º turno na capital, Emanuel Pinheiro (PMDB).

"Seu trabalho investigativo [da Defaz] desmontou pesados esquemas criminosos e, como a deputada sabe muito bem, levou à prisão políticos que ocuparam cargos nos mais altos escalões da administração pública de Mato Grosso”, diz trecho da nota.

Em resposta à deputada o secretário emitiu nota afirmando que ela desconhece os preceitos constitucionais e que possui desprezo a valores básicos da convivência democrática, como o respeito e o bom senso.                

A Sesp ainda argumenta que a Defaz não está sendo utilizada para fazer campanha, e é de suma importância para a elucidação de “pesados esquemas criminosos”.

“A Defaz, em especial, tem uma história consolidada de probidade e de luta contra a corrupção. Seu trabalho investigativo desmontou pesados esquemas criminosos e, como a deputada sabe muito bem, levou à prisão políticos que ocuparam cargos nos mais altos escalões da administração pública de Mato Grosso”, diz trecho da nota.

De acordo com a Secretaria, todas as unidades de Segurança Pública atuam com independência em suas atividades. “Ao contrário do que irresponsavelmente afirma a referida parlamentar, não apenas esta unidade policial, como todas as unidades da Segurança Pública atuam com total independência em suas atividades investigativas”, diz outro trecho da nota.

Confira na íntegra a nota de repúdio da Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública repudia com veemência as recentes afirmações da deputada Janaína Riva em relação ao trabalho da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e contra a Administração Pública (Defaz). 

Ao contrário do que irresponsavelmente afirma a referida parlamentar, não apenas esta unidade policial, como todas as unidades da Segurança Pública atuam com total independência em suas atividades investigativas.

A Defaz, em especial, tem uma história consolidada de probidade e de luta contra a corrupção. Seu trabalho investigativo desmontou pesados esquemas criminosos e, como a deputada sabe muito bem, levou à prisão políticos que ocuparam cargos nos mais altos escalões da administração pública de Mato Grosso.

Naquela unidade contamos com profissionais imparciais, dedicados e comprometidos com a causa pública, não com grupos ou pessoas. Isso não passa de uma falácia, com o único objetivo de tentar comprometer a credibilidade de uma das instituições mais bem preparadas da Polícia Judiciária Civil.

O trabalho que vem sendo realizado pela Defaz tem o reconhecimento não apenas da SESP, mas de toda a sociedade ordeira do Estado. As pessoas de bem reconhecem o trabalho da delegacia e o valorizam.

A Sesp lamenta a atitude da deputada, que demonstra mais uma vez o desconhecimento de preceitos constitucionais, além do desprezo a valores básicos da convivência democrática, como o respeito e o bom senso.

Nota da deputada sobre o que foi emitido pela Sesp

Sobre as declarações do secretário de estado de Segurança Pública, que chamou a deputada estadual Janaina Riva de irresponsável por colocar em suspeição a capacidade da Defaz para investigar as denúncias feitas pelo candidato Wilson Santos com relação a Emanuel Pinheiro ela vem a público afirmar:

"Esse é o problema de secretários de estado membros da Polícia Judiciária Civil e do Ministério Público no governo estadual, embolados em cargos de comissão: a falta imparcialidade para exercer as funções investigativas que lhes são inerentes. O secretário de estado de Segurança Pública, delegado Rogers Elizandro Jarbas, que veio a público me chamar de irresponsável por eu colocar sob suspeita o fato justamente de o candidato Wilson Santos ao invés de procurar o Ministério Público, ter levado essa denúncia vazia, sem pé nem cabeça contra o Emanuel Pinheiro, estranhamente para ser 'apurada' pela Delegacia Fazendária. Mas agora vamos aos fatos que provam que a suspeição e o envolvimento político do delegado Rogers em campanha para o Wilson Santos:

1 -Tem participado de atos políticos com adesivos do candidato colado em sua roupa;

2 - Pede voto na página do seu Facebook, usando no seu perfil, material de campanha do candidato;

3- Usa e abusa do seu whatsapp  para divulgar material de campanha do Wilson Santos, ou seja, o secretário de estado de Segurança Pública tem um lado bem definido nessa campanha, mostrou claramente sua intenção de voto, sua preferência.

Tudo isso não teria problema algum, se não fosse o secretário de Estado de Segurança Pública, o responsável pelo emprego operacional das tropas da PM, do contingente da Polícia Civil e demais forças de segurança pública de Mato Grosso. Então, sobre irresponsabilidade, deixo para a população julgar".

Publicação de Janaína no Facebook

FACEBOOK

Janaína Riva

Publicação na página pessoal de Janaína Riva na rede social

Comente esta notícia

Alex 25/10/2016

Quando a Janaina fala pode saber que só sai borracha.Talvez eu compreendo essa raiva toda dela,pois foi a Defaz que levou a prisão de seu pai e também pode ser o desespero de seu candidato Emanuel não ser eleito.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1