facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

29 de Julho de 2016, 07h:40 - A | A

POLÍTICA / PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA

Saída de Emanuel polariza disputa entre Eduardo Botelho e Guilherme Maluf

Candidato à reeleição, Guilherme Maluf, e Eduardo Botelho tentam convencer deputados sobre projeto para presidir Legislativo.

NOELMA OLIVEIRA
DA REDAÇÃO



O “recesso branco” na Assembleia Legislativa foi interrompido por uma série de reuniões em torno da eleição à Mesa Diretora, que acontece em setembro próximo. Oficialmente, a Casa de Leis só retorna às sessões e as demais atividades na próxima semana.

Nos bastidores, a disputa ficou mais acirrada com a desistência do deputado Emanuel Pinheiro (PMDB). Os candidatos Eduardo Botelho (PSB) e Guilherme Maluf (PSDB), atual presidente, estão dedicando horas para convencer os demais deputados, principalmente, os parlamentares que integram o bloco independente, então liderados pelo peemedebista.

Mesmo com votos declarados ao adversário, Botelho afirma que tem conversado com os 23 deputados. Após o recuo de Pinheiro, que optou pela disputa à prefeitura de Cuiabá, o socialista manteve conversas com Janaína Riva e Silvano Amaral, os dois do PMDB, Zeca Viana (PDT), Zé Carlos do Pátio (SD) e Sebastião Resende (PSC).

Estes parlamentares, do chamado Bloco Independente, em tese, estariam no grupo liderado por Pinheiro. Segundo Botelho, há uma sinalização positiva de alguns dos deputados.  O socialista diz que se mantém firme e forte na disputa, mas ainda busca consenso para uma chapa única.

Mas, Botelho, atualmente primeiro-vice-presidente, não abre mão de liderar a chapa. Ele não quis informar quantos votos pode ter neste confronto direto com Maluf.

O tucano, por sua vez, está se articulando e conversando com vários deputados.  Ele acredita que pode ter o voto de Emanuel Pinheiro e do seu bloco. Maluf quer compor com parte do PSB que, formalmente, não fechou o voto em bloco com Botelho.

Apesar do PSD ter apontamento pelo voto da bancada, composta por seis deputados, não há consenso por uma das duas candidaturas. José Domingos, Gilmar Fabris, Ondanir Bortolini (Nininho), Wagner Ramos, Leonardo Albuquerque e Pedro Satélite formam o grupo social-democrata.

Originalmente, o bloco de Emanuel contava com o apoio formal dos deputados Pery Taborelli (PSC), Zeca Viana (PDT) e dos quatro parlamentares do PMDB, além de Pinheiro, Janaína Riva, Romoaldo Júnior e Silvano Amaral.

O PMDB indicou o nome de Silvano para suceder Emanuel no bloco. Até deixar a disputa, Pinheiro sustentava que tinha 10 votos. O PSDB, que comanda a Assembleia Legislativa, não fechou a questão em torno da eleição.

O líder do governo, Wilson Santos (PSDB), afirma que Botelho é o candidato do governo. E vota com ele. “Até se Botelho desistir, vai ter meu voto. Foi assim em 1995, quando Roberto Nunes ficou sozinho, só teve o meu apoio e o dele”, relembrou o tucano. 

Comente esta notícia

AECIO HISTORIADOR 29/07/2016

Ambos são " meninos de recado" de Pedrinho Malvadeza, ou seja, um é clone do outro. Tanto um quanto outro que for eleito a AL MT, continuará sendo um puxadinho do Executivo.

positivo
0
negativo
0

Valeria 29/07/2016

Pois é, meu povo, o jogo vai se desenhando e deixando claro que vai ser pesado. O deputado Botelho na verdade tem um patrão e todos sabem quem é e que por sua vez, também tem o apoio do governador. Fica claro porque ele quer tanto a presidência da AL. O bloco dos independentes nesse momento poderia se lembrar do quanto o Botelho complicou a vida deles na AL...O perigo do apoio ao Botelho se traduz na falta de verdade e parceria desse homem. Ele é ardiloso e vingativo. Quer porque quer ser presidente e isso deveria ser um alerta de que assim que ele conseguir, vai abandonar os companheiros no caminho e fazer as coisas do jeito dele. No jantar que teve recente, ele bebeu umas e outras e falando mal do Nininho, assim como naquele vídeo que ele desce a lenha no governador. Como confiar num homem assim?

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1