facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

16 de Fevereiro de 2017, 10h:29 - A | A

GERAL / CAMPO NOVO DO PARECIS

Projeto para acabar com alagamentos deve ficar pronto em dois meses, aponta Secid

Desde a semana passada, moradores de Campo Novo sofrem com alagamentos que atingiram até a zona rural.

DA REDAÇÃO



Um projeto para escoamento da água da chuva em Campo Novo do Parecis (444 km ao Norte de Cuiabá) começou a ser elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e deve ficar pronto em dois meses. Um estudo baseado em levantamentos topográficos, iniciados na quarta-feira (15), identificarão o perfil do terreno e a melhor medida para o local.

“Viemos para Campo Novo realizar esse primeiro levantamento de dados e apresentar alternativas definitivas para o problema o mais rápido possível”, explicou Negretti.

O grupo da Secid é acompanhado e auxiliado por engenheiros e topógrafos do município. A expectativa é que o projeto seja finalizado em 45 dias úteis, contados a partir da próxima semana.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O engenheiro civil e secretário-adjunto de Obras Públicas, Ernesto Negretti e a engenheira sanitarista e superintendente de Saneamento, Denise Duarte, estão acompanhando os levantamentos de dados para darem início ao projeto.

Em linhas gerais, a solução é dar um novo trajeto para a água, já que o curso natural foi interrompido pelas plantações de soja e milho na região.

“Viemos para Campo Novo realizar esse primeiro levantamento de dados e apresentar alternativas definitivas para o problema o mais rápido possível”, explicou Negretti.

O prefeito Rafael Machado (PSD) seguiu a comitiva em parte da visita ao bairro Jardim das Palmeiras, que está inundado desde a semana passada. 

Os trabalhos no município devem continuar até o próximo sábado (18), quando os engenheiros voltam para Capital para elaboração do projeto definitivo.

Entenda

Em menos de 48 horas, choveu em Campo Novo do Parecis mais do que o previsto para o mês todo. Foram 310 milímetros de chuva nos três primeiros dias e três mil pessoas atingidas pelo alagamento, em 750 residências.

Medidas humanitárias emergenciais foram iniciadas na segunda-feira (13) pela Defesa Civil estadual, com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar e voluntários. Roupas, colchões, água, alimentação e materiais de higiene estão sendo distribuídos ao longo da semana.

Leia também:

Produtores de milho podem ter prejuízo de até R$ 2,4 milhões em Campo Novo do Parecis

Chuvas deixam municípios em estado de alerta; Parecis decretou calamidade

Cruz Vermelha arrecada donativos para desabrigados de enchente em Campo Novo do Parecis

Sob forte chuva, moradores de Campo Novo do Parecis enfrentam enchente há três dias

Comente esta notícia