facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

13 de Setembro de 2014, 16h:16 - A | A

GERAL / APÓS BLECAUTE

Após blecaute, MT-Hemocentro coleta 248 bolsas de sangue e completa estoque

A reposição foi motivada pelo blecaute que atingiu o MT-Hemocentro no dia 03 de setembro e deixou o órgão no escuro durante a madrugada

DA REDAÇÃO



O estoque de sangue do MT-Hemocentro foi normalizado com a doação de 248 bolsas nesta semana, que produziram ainda 90 bolsas de plaquetas. A reposição foi motivada pelo blecaute que atingiu o MT-Hemocentro no dia 03 de setembro e deixou o órgão no escuro durante a madrugada, o gerador de energia que deveria ser ativado após a queda, sofreu um curto circuito e não manteve os equipamentos do local ligado.     

A diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabene, disse que foram feitas análises laboratoriais nas bolsas de sangue e os exames comprovaram que não houve perdas de bolsa de sangue. Já quanto as plaquetas a produção foi descartada por necessitar de temperatura adequada na sua conservação.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O MT-Hemocentro é uma importante instituição do SUS (Sistema Único de Saúde) e presta grandes serviços à população, e deve ser respeitada. São inúmeros serviços que prestamos aos usuários do SUS, e temos a solidariedade da população na doação de sangue, colocando Mato Grosso como um dos estados que têm o maior número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com frequência. As doações nos ajuda a manter um estoque permanente para atender a demanda diária do SUS em todo o estado”, defenderam ela.

Eliana relata ainda que o problema da falta de energia do órgão foi solucionado no mesmo dia, com conserto do gerador e demais reparos que foram necessários. “O órgão tem a atenção da gestão. O prédio onde o MT-Hemocentro está instalado é antigo e problemas surgem como em qualquer casa e vão sendo solucionados, o que não vamos permitir é denegrirem a imagem da instituição”, disse.

O MT-Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado de Mato Grosso e atender a demanda de todas as unidades de Saúde da Rede do Sistema Único de Saúde, na capital e no interior, missão que vem sendo desenvolvida,  lembrando que o "o órgão está apto a atender uma demanda superior a 60 doadores/dia".

 “A doação de sangue deve ser feita sempre que possível para que o MT-Hemocentro possa manter os estoques disponíveis. Doar sangue, além de ser um ato de amor e de solidariedade ao próximo, salva vidas. Agradeço imensamente aos doadores do nosso estado, que cumprem essa missão de solidariedade e sempre estão juntos, conosco. Não me canso de agradecer”, finalizou.

A Unidade do MT Hemocentro que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e aos sábados, das 7h às 12h.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE: 

Sentir-se bem e com saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (a legislação foi alterada e, desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar na sede, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos), peso igual ou superior a 51 kg, estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, ter dormido bem na noite anterior (6h de sono), ter em mãos um documento oficial com foto.

Comente esta notícia