facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

24 de Janeiro de 2019, 08h:37 - A | A

GERAL / GUERRA DE NERVOS

Servidores desocupam Plenário da Assembleia após 36 horas de protestos

A expectativa dos deputados é que as votações polêmicas de medidas do Governo ocorram normalmente nesta quinta-feira (24).

THIAGO ANDRADE
DA REDAÇÃO



Fórum Sindical – que representa os servidores do Estado - decidiu, na noite desta quarta-feira (23), pela desocupação do Plenário Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa.

Os sindicalistas chegaram a dormir de terça (22) para quarta na tentativa de impedir a votação do pacote de medidas do Governo Mauro Mendes (DEM), denominado ‘Pacto por Mato Grosso’, que visa demissões de servidores e regras mais duras para a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) nos próximos anos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Um dos representantes do Fórum, Oscalino Alves do Sisma, destacou que centenas de servidores ainda ocupavam o plenário quando a maioria, em debate acalorado, decidiu pelo final do protesto dentro do Parlamento.

Segundo o sindicalista, a deputada Janaina Riva (MDB), Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB), além dos eleitos João Batista (PROS) e Elizeu Nascimento (DC), apresentaram emendas que devem ser aprovadas junto com as medidas de Mauro.

“Eles levaram isso para o [presidente da Assembleia Eduardo] Botelho (DEM) e ele se comprometeu em aprovar as emendas”, disse Oscarlino.

Os sindicalistas afirmam que o Governo Mauro perdeu a primeira ‘queda de braço’ com os servidores ao ter a votação dos projetos adiada pelo pela Assembleia na terça-feira.

Somente na quarta-feira, os deputados fizeram a sessão na Presidência do Parlamento, sem a presença da imprensa e aprovaram, em primeira votação, as contas de Governo de Pedro Taques (PSDB) de 2017 que estavam na Casa desde meados do ano passado, além das medidas de austeridades de Mauro Mendes. 

A expectativa é de que na manhã desta quinta-feira (24) todas as votações ocorram de forma pública no Plenário do Legislativo.

Leia mais:

Deputados adiam sessão para esta quarta; Servidores dormem na Assembleia 

Com Plenário ocupado, deputados aprovam projetos do Governo na presidência da Assembleia

Fethab, Calamidade, RGA e reformas; Semana será nervosa em MT

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia