facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

26 de Abril de 2024, 07h:00 - A | A

GERAL / SINOP, SORRISO E COLÍDER

Três municípios estudam implementar Guarda Civil Armada após modelo dar certo em Lucas do Rio Verde

Sinop, Sorriso e Colíder estão entre as cidades se articulam para aderir ao modelo

FELIPE SANTOS
DO REPÓRTER MT



Após o sucesso da Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde, cidades como Sinop, Sorriso e Colíder têm manifestado interesse em aderir ao modelo, e têm acompanhado de perto o processo de implantação da guarda armada.

O prefeito de Lucas, Miguel Vaz, fala com satisfação sobre o andamento do projeto. “Para nós, é um orgulho ter essa conquista toda, e isso se deve a um time que trabalhou para implantar a GCM Armada, devidamente autorizada pela PF. Depois de todo o processo, hoje a guarda está aí, servindo a sociedade com muito mais robustez, treinamento e capacitação e, obviamente, armada, o que dá muito mais impacto positivo frente às demandas que têm na cidade. Para nós é um orgulho ver a nossa guarda servindo de referência no estado”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na última semana, Miguel Vaz e o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, receberam o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo (Maninho), o presidente da Câmara municipal de Colíder, vereador José Moreira, e os vereadores Alencar Pereira, Euler Borges, Carlos Martins, Maria Helena e Adriano Santos, além do comandante da Guarda Civil de Colíder, Diego Roberto dos Santos.

“Nós temos lá a guarda, que foi criada em 2005, transformamos ela em 2023 em Guarda Municipal. Agora, viemos buscar aqui o aprimoramento, e Lucas é essa referência na Guarda Municipal Armada, para poder dar mais segurança para a população. Queremos levar esse bom exemplo para Colíder que, em breve, também terá esse grande trabalho na segurança pública", ressaltou o prefeito de Colíder.

“E nós sabemos que, para armar a guarda realmente começar a trabalhar, precisa de além dos investimentos, da capacitação. Então a gente quer buscar em Lucas do Rio Verde esse apoio técnico para a implantação da Guarda Municipal Armada em Colíder”, acrescentou o vereador José Moreira.

A Guarda Civil de Lucas do Rio Verde recebeu também a vista da Guarda de Sinop, cidade onde foi aprovada a implementação da Corregedoria e Ovidoria da Guarda Municipal, resultando na troca da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano para Secretaria de Segurança e Trânsito.

O comandante da Guarda Municipal de Sinop, Benhur Carvalho, afirmou que todos os armamentos já estão com a Guarda, e que esperam o mês de junho ou julho para iniciar o curso de formação obrigatória. O comandante também falou sobre a construção de uma sede própria. "Estamos aguardando o processo licitatório para que uma empresa assuma e construa a nossa base operacional. Também estamos esperando a abertura de um concurso público”.

Processo em Lucas do Rio Verde

O processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.

Após as etapas de capacitação e treinamento em 2022, a Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu em 2023 o armamento necessário para atuar integrada às forças de segurança de Lucas. A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM do município atussee de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. A corporação recebeu ao todo, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.

Comente esta notícia