facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

20 de Maio de 2019, 10h:30 - A | A

PODERES / POLÊMICA EM PLENÁRIO

Deputados apresentam 'contraproposta' à redução de verba indenizatória

Nova proposta prevê que parlamentares podem a qualquer momento renunciar o recurso. Projeto original defende em 50% da verba indenizatória paga aos parlamentares hoje.

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO



Lideranças partidárias apresentaram um substitutivo integral ao projeto de lei  72/2019 do deputado estadual Ulysses Moraes (DC), que prevê reduzir de R$ 65 mil para R$ 32,5 mil a verba indenizatória paga aos parlamentares da Assembleia Legislativa. A medida também estabelece que os deputados prestem contas dos valores gastos com as VI’s. 

A nova proposta defende que ao invés de reduzir, os deputados poderão a qualquer tempo renunciar, em todo ou em parte, a VI que têm direito.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Com o substitutivo, o projeto original volta à estaca zero e terá que passar por uma nova votação na Comissão Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), antes de seguir para análise dos demais deputados, no Plenário da Casa.

O secretário parlamentar da Mesa Diretora, José Domingos explicou que com a apresentação do substitutivo, o projeto original basicamente deixa de existir.

“Nessa nova votação, se o placar for mantido, continua valendo o projeto original. Agora, se o substitutivo vencer é ele que será apreciado em Plenário”, explicou Domingos.

Agora as duas medidas serão votadas na comissão de origem e “o projeto que sobreviver será levado ao plenário”. A nova votação na CFAEO deve ocorrer nesta terça-feira (21).

A comissão conta com cinco deputados membros e na primeira votação - na quarta-feira passada (15) - o projeto de Ulysses passou de maneira apertada por três votos a dois. “Nessa nova votação, se o placar for mantido, continua valendo o projeto original. Agora, se o substitutivo vencer é ele que será apreciado em Plenário”, explicou Domingos.

Polêmica 

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB) chamou de demagoga a proposta de Ulysses de reduzir a verba indenizatória. Segundo ela, pela lei os deputados já têm a opção de não pegar o recurso.

"Essa demagogia de ficar criando lei para reduzir pela metade; por que reduzir pela metade se ele pode optar por receber nada? Então isso na minha opinião é ficar jogando para a plateia. Já que não quer receber opte por não receber nada. Opte por receber zero reais”, declarou a parlamentar na quinta-feira feira passada (16), um dia depois do projeto de Ulysses ter sido aprovado na CFAEO.

Já o deputado defende a proposta dizendo “que se trata de um clamor da sociedade”, que pede redução dos gastos públicos, além da devida prestação de contas do uso da VI’s.

Leia mais

Projeto que prevê corte de verbas indenizatórias pela metade é aprovado em comissão

Janaina: 'Por que ele quer reduzir verba se pode não receber?'

 

Comente esta notícia

ana 21/05/2019

salario, VI gasolina, carro, passagens NÃO CHEGA????? VERGONHA queremos transparencia e saber onde NOSSO DINHEIRO é gasto. esqueceram que fomos nos que colocamos voces ai e tambem podemos tira-los pois como diz o senador kajuru ... voces são nossos empregados

positivo
0
negativo
0

Adaildon E M Costa 20/05/2019

Enquanto um faz opção em não receber os outros Deputados gastam tudo e mais... absurdo e risível!!! Lembrem-se que é dinheiro do povo para fazer farra...

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1