facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

28 de Junho de 2016, 18h:08 - A | A

JUDICIÁRIO / POR 4 x 1

STF nega pedido de habeas corpus e Silval continua na cadeia

Os ministros decidiram que devem aguardar a votação de outro pedido da mesma natureza já em tramitação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus formulado pela defesa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), referente à prisão dele na operação Sodoma 3.

De acordo com o advogado Ulisses Rabaneda, que atua na defesa de Silval, quatro dos cinco ministros entenderam que devem aguardar a apreciação de outro pedido de soltura que está em tramitação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e que será julgado nesta quarta-feira (29) pela Segunda Câmara Criminal.

Na votação do STF, que teve relatoria do ministro Edson Fachin, apenas o ministro Marco Aurélio Melo votou pela concessão do habeas corpus do ex-governador.

No TJ, o processo está sob relatoria do desembargador Alberto Ferreira de Souza, que já votou contra a revogação da prisão de Silval, na última sessão realizada na semana passada. No entanto, o desembargador Pedro Sakamoto, que votaria sim, pediu vistas do processo. 

Sodoma

O ex-governador Silval Barbosa é acusado de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele é apontado pela promotora Ana Cristina Bardusco de ser o líder de um grupo, formado juntamente com ex-secretários de sua gestão, que cobrava propina de empresários em troca de participação em programas de incentivos fiscais e contratos com o governo, entre os anos de 2011 a 2014.

Também são réus no processo os ex-secretários de Estado Pedro Nadaf (Casa Civil), Marcel de Cursi (Fazenda), César Roberto Zílio, Pedro Elias Domingos (ambos Administração), José de Jesus Cordeiro (adjunto de Administração), Sílvio César Corrêa Araújo (ex-chefe de gabinete), o ex-procurador do Estado Francisco Lima, a ex-secretária da Fecomércio, Karla Cintra e o filho de Silval, Rodrigo Barbosa.  

Comente esta notícia

belezapura 29/06/2016

Que ótimo...parabéns STF!!!!!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1