facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024

20 de Junho de 2017, 16h:45 - A | A

GERAL / PRONTO-SOCORRO

Médico amputa perna errada e paciente morre em Cuiabá

Conforme informações, o paciente foi transferido da Santa Casa de Misericórdia para o pronto-socorro depois de uma parada cardíaca. O médico responsável pelo procedimento errado foi afastado.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



Um paciente identificado como M.A.N, 46 anos, morreu no último domingo (18), após ter as duas pernas amputadas, no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), por erro médico, que retirou o membro errado na primeira cirurgia, realizada no final da semana passada.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, via assessoria, que o paciente era diabético e sofria de hipertensão. Conforme informações, o paciente foi transferido da Santa Casa de Misericórdia para o pronto-socorro depois de uma parada cardíaca. A decisão de amputar uma perna foi tomada no intuito de salvar o paciente, porém, o procedimento foi realizado na perna boa e não na comprometida. O erro obrigou o paciente a se submeter a nova amputação, mas já era tarde. Após um semana na UTI, M.A.N teve falência de órgãos e morreu. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Como decisão inicial, a secretaria abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), com pedido de afastamento do médico responsável pelo atendimento cirúrgico.

Também foram encaminhadas cópias do prontuário do paciente para a Comissão de Ética do Hospital e aos demais órgãos competentes para apuração e esclarecimento dos fatos. O médico que fez o procedimento deve ser afastado das funções e pode, até, perder o registro no Conselho Regional de Medicina. A família reclama que a prefeitura não deu assistência alguma no caso.  A Secretaria de Saúde informou que abriu procedimento para investigar o ocorrido e enviou nota ao

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Saúde de Cuiabá e o Hospital e Pronto Socorro (HPSMC) comunicam a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), com pedido de afastamento, do profissional médico responsável pelo atendimento cirúrgico do paciente M.A.N (46), que veio a óbito no último dia no dia 18.06.17, na Unidade de Terapia Intensiva deste Hospital.

Também foram encaminhadas cópias do prontuário médico à Comissão de Ética do Hospital e aos demais órgãos competentes para apuração e esclarecimento dos fatos. A Prefeitura de Cuiabá ressalta que está prestando assistência à família do paciente, prestando orientações sobre seus direitos e encaminhamentos junto à Defensoria Pública do Estado (DPE).

Leia mais 

Pronto-Socorro de Cuiabá fica sem luz em ala com 20 pessoas 'entubadas'

Comente esta notícia

Ana paulla Pereira 21/06/2017

Meus SINGELOS sentimentos a todos da família, que Deus possa confortar vocês. Essa é mais uma triste história, de quem depende do SUS. E sofre pelo descaso do estado.

positivo
0
negativo
0

Ana paulla Pereira 21/06/2017

Meus SINGELOS sentimentos a todos da família, que Deus possa confortar vocês. Essa é mais uma triste história, de quem depende do SUS. E sofre pelo descaso do estado.

positivo
0
negativo
0

Maria 21/06/2017

realmente amputaram as pernas, era diabético e hipertenso, porém, há fatos distorcidos nesta matéria. sou da família do falecido e dói muito ver matérias maus apuradas. tem um histórico até a morte dele. a prefeitura não deu assistência nenhuma a família. há anos que o falecido estava doente e lutava contra a perda dos rins, pois fazia diálise três vezes por semana. para chegar no fato que está contido nesta matéria, há uma longa luta pela sobrevivência. o fato ocorrido não foi assim, da noite para o dia. por favor, respeitam as nossas dores. obrigada

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1