facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

18 de Agosto de 2017, 14h:10 - A | A

PODERES / GRAMPOS NA PM

Zaqueu recorre contra decisão de ministro do STJ que manteve prisão

O recurso foi protocolado na quinta-feira (17) e será julgado pela Quinta Turma do STJ. A expectativa é de que o agravo regimental seja apreciado na próxima sessão, prevista para o dia 23 de agosto.

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O ex-comandante-geral da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa, apontado pela Justiça como mandante do esquema de interceptações telefônicas clandestinas, operadas pela PM, protocolou recurso contra a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, que manteve a prisão do militar.

O recurso foi protocolado na quinta-feira (17) e será julgado pela Quinta Turma do STJ, composta pelos ministros Félix Fischer, Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Joel Ilan Paciornik, além do próprio Ribeiro Dantas. A expectativa é de que o agravo regimental seja apreciado na próxima sessão, prevista para o dia 23 de agosto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Zaqueu está preso desde o dia 23 de maio.

Na última quarta-feira (16), Ribeiro Dantas acatou o pedido do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, e determinou a transferência do ex-comandante da PM e outros três militares envolvidos no esquema de “grampos”, para presídio federal.

Vão para o Presídio Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, além de Zaqueu, o ex-secretário da Casa Militar,  Evandro Lesco, do ex-adjunto, Ronelson Barros, e do cabo Gerson Luiz Ferreira.

Tanto os coronéis, quanto o cabo da PM, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MP) por suposta participação no esquema de escutas executadas na modalidade "barriga de aluguel" - em que números de telefones são incluídos indevidamente em pedidos judiciais.

Lesco é apontado como o responsável pela compra dos equipamentos de escuta, ao custo de R$ 24 mil. Ronelson teria dado apoio ao esquema, enquanto o cabo Gerson Luiz Ferreira é acusado de ser o responsável por fazer relatórios falsos de grampos militares e que permitiram a realização dos grampos ilegais. À época , Zaqueu era comandante da PM.

Teriam sido vitimas dos grampos ilegais centenas de pessoas, entre políticos, médicos, empresários, jornalistas e um desembargador aposentado.

Comente esta notícia