facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

27 de Janeiro de 2017, 07h:30 - A | A

PODERES / CHAPADA DOS GUIMARÃES

Thelma quer 'derrubar' na Justiça lei que reduz área do município

A lei foi sancionada pelo Governo este mês e atingiu 36 municípios de Mato Grosso. Chapada teve redução de 370 km²

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



A prefeita de Chapada dos Guimarães (65 km ao Norte de Cuiabá), Thelma de Oliveira (PSDB), disse que vai acionar a Justiça para tentar reverter os efeitos de uma lei sancionada pelo Governo do Estado, que fez uma nova divisão nos limites territoriais de 36 municípios de Mato Grosso, incluindo Chapada.

“Muita gente não sabe mais qual município sua área está e por isso estão apavorados”, disse a prefeita.

Thelma alega que com a nova marcação, o município turístico perdeu 5% de seu território, ou cerca de 370 km² de sua área agrícola produtiva para o município de Campo Verde (110 km ao Leste de Cuiabá). A alteração foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 18.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Muita gente não sabe mais qual município sua área está e por isso estão apavorados”, disse ao .

Segundo a prefeita, postos de saúde da família, escolas e farmácias, que estão nessas localidades também foram afetados, pois existe um cronograma de fornecimento de itens como medicamentos, merenda escolar e demais insumos.      

A prefeita reclamou que a lei foi feita sem o amplo diálogo com as pessoas que moram nessas cidades, além das autoridades não terem sido totalmente informadas.

“Fizeram apenas entrevistas nos locais e não um amplo diálogo com a sociedade. Nós entendemos que isso foi feito com muita celeridade e de como realmente isso será conduzido”, comentou.

“Fizeram apenas entrevistas nos locais e não um amplo diálogo com a sociedade. Nós entendemos que isso foi feito com muita celeridade e de como realmente isso será conduzido”, comentou.

Ela disse que já se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Bozó (PMDB) para debater o assunto, mas vai procurar representantes de todas as cidades que sentiram que houve perdas nas áreas sem que houvesse o diálogo.

“Houve essa insatisfação de outros municípios. Nós já entramos em contato com o presidente do Consórcio do Vale do Cuiabá, prefeito de Rosário Oeste (112 km de Cuiabá) Antônio Balbino (PR) e ele vai convocar uma reunião com os demais. As perdas maiores foram para os municípios da Baixada Cuiabana. Ficou aquele tira de um e coloca para outro”, disse.    

Os municípios que agora têm nova divisão são: além de Chapada e Campos Verde, também Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Campinápolis, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Nobres, Nova Brasilândia, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Paranatinga, Pedra Preta, Planalto da Serra, Poconé, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirãozinho, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Tesouro e Torixoréu. 

Comente esta notícia

Galileu 27/01/2017

Prefeita Thelma, o governo fez o correto pois a prefeitura não consegue gerenciar todo os problemas inclusive os pontos turísticos do município. A prefeita já declarou o interesse em passar para terceiros a exploração de vários pontos turísticos da Chapada dos Guimarães. Percebe-se claramente que os novos gestores não querem enfrentar desafios e assim passa a gestão para terceiros.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1