facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Junho de 2017, 21h:01 - A | A

PODERES / FRAUDOU PARECER

Procuradores anulam PAD contra Chico Lima e caso é reaberto; ele está preso

Os procuradores anularam o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra o procurador aposentado, Chico Lima, por falha no recolhimento de provas para reabrirem no processo.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado para apurar se o ex-procurador-geral do Estado, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, cometeu irregularidades na emissão de sete pareceres e atuação em dois processos judiciais foi anulado por unanimidade pelo Colégio de Procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A medida foi solicitada pela corregedora-geral Glaucia Amaral e os corregedores auxiliares Waldemar Pinheiro e Wylerson Sousa, que perceberam durante o processo de instrução riscos de ausência de regularidade por falta de provas, já que apenas uma diligência foi realizada na casa do procurador, sendo que ele não foi encontrado. Além disso, segundo a relatora Gabriela Novis Neves, a anulação também prevê o direito de “preservar o contraditório e a ampla defesa”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para que a PGE continue o processo de apuração, Gabriela Novis Neves solicitou autorização para a “abertura de outro procedimento”, que também foi aceito por unanimidade pelos procuradores e deve investigar as mesmas irregularidades, iniciando da 'estaca zero'. 

Réu em diversas ações criminais que tratam de corrupção na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), decorrentes das operações Sodoma e Seven, o ex-procurador é acusado de improbidade administrativa.

Chico Lima é servidor inativo desde o fim da gestão passada, e já responde a um processo interno, por conta de “condutas que teria praticado quando em atividade”, segundo documentos.

Corrupção

Chico Lima responde, atualmente, a cinco processos criminais na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, decorrentes de fases da Operação Sodoma, deflagradas pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

A ação policial investiga crimes de cobrança de propina, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros, na concessão de benefícios fiscais e também na desapropriação do bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.

Além disso, ele também responde a duas ações penais relativas à Operação Seven, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

O órgão do Ministério Público Estadual investiga fraudes e desvio de R$ 7 milhões na desapropriação de uma área na região do Manso, adquirida pelo Estado para compor o Parque Estadual Águas do Cuiabá.

Até setembro, Chico Lima estava morando no Rio de Janeiro e respondendo aos processos em liberdade condicional, com uso de tornozeleira eletrônica. 

No entanto, com a deflagração da terceira fase da Operação Sodoma, foi trazido de volta para Cuiabá e está preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), no bairro Carumbé.

Comente esta notícia

MT indignação 20/06/2017

Solicito de Vossa Senhoria que verifiquem também com esta o os procedimentos administrativos contra alguns servidores que até presente momento não deu nada. Vamos lá Pge investigar a demora desses procedimentos

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1