facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

18 de Agosto de 2017, 17h:26 - A | A

PODERES / CASOS DOS GRAMPOS

Perri solta coronéis acusados e manda usar tornozeleira eletrônica

Decisão determina a prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e série de restrições ao ex-secretário da Casa Militar, coronel Evandro Lesco e o ex-adjunto, coronel Ronelson Barros.

RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO



O desembargador Orlando Perri - do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) - revogou, no fim da desta sexta-feira (18), as prisões preventivas do ex-secretário da Casa Militar e de seu ex-adjunto, os coronéis da PM Evandro Alexandre Lesco e Ronelson Barros, presos desde o último dia 23 de junho, na Academia de Polícia Costa Verde, por suposta participação em um esquema de grampos no âmbito da Polícia Militar.

Na decisão, o magistrado afirma que, a partir de agora, apenas a prisão domiciliar e o afastamento das funções serão suficientes para que não haja interferência dos coronéis nas investigações do chamando esquema de “arapongagem”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Contudo, mesmo admitindo essa possibilidade [não probabilidade], a prisão preventiva deve ceder lugar às medidas cautelares. (...) como: a proibição de manter qualquer tipo de contato [pessoal, telefônico ou mediante aplicativos, v.g., WatsApp] com testemunhas ou com outros corréus; a suspensão do exercício de suas funções, e, ainda, a monitoração eletrônica”, diz trecho da decisão.

Perri usou como referência para soltar Lesco e Ronelson Jorge, o cabo Euclides Torezan, que foi preso e solto dias depois por ordem do prórpio magistrado.

A mudança de prisão preventiva para domiciliar ocorre, segundo o desembargador, porque as investigações apontam uma participação menor no suposto esquema.

“Entendo que a participação de ambos não foi tão incisiva e direta para o sucesso da empreitada criminosa, nomeadamente no que tange às escutas telefônicas ilegais”, destaca.

 

Comente esta notícia