facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Março de 2017, 08h:40 - A | A

PODERES / POR MEDIDAS ANTICORRUPÇÃO

Paulo Prado deixa comando do MPE prevendo 'engessamento' de sucessor

O procurador se referiu, mais especificamente, à proposta dos acordos de leniência, que foi retirada do pacote anticorrupção pelos deputados federais. O pacote de medidas aguarda a votação no Senado

CAROL SANFORD
DA REDAÇÃO



O procurador de Justiça Paulo Prado, que deixa o comando do Ministério Público nesta segunda-feira (6), avalia que apesar dos avanços no combate ao crime organizado a instituição poderá ficar engessada caso as medidas anticorrupção sejam aprovadas pelo Congresso Nacional da forma como estão.

“Acredito que estas leis que estão para ser votadas no Congresso e que visam o engessamento de todo o Judiciário possam ser um dos entraves que o Mauro Curvo vai enfrentar. Elas atingem não somente o Ministério Público, mas o Judiciário como um todo", disse Prado.

Prado entrega o cargo para o promotor de Justiça Mauro Curvo. Nesta segunda também assume a função de corregedor-geral do MPE, Flávio Cezar Fachone.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Acredito que estas leis que estão para ser votadas no Congresso e que visam o engessamento de todo o Judiciário possam ser um dos entraves que o Mauro Curvo vai enfrentar. Elas atingem não somente o Ministério Público, mas o Judiciário como um todo porque dificultarão os trabalhos de investigação da forma como vêm sendo desenvolvidos”, disse Paulo Prado.

“Os avanços que obtivemos no combate à corrupção e ao crime organizado podem ficar travados e esta pode ser uma dificuldade grande na gestão do Mauro. Mas ele é muito preparado e acredito que mesmo com dificuldades conseguirá fazer o Ministério Público avançar e ficar ainda mais próximo da população”, afirmou o procurador.

O procurador se referiu, mais especificamente, à proposta dos acordos de leniência, que foi retirada do pacote. Os acordos de leniência, são as chamadas delações premiadas, que nos últimos anos, proporcionaram a realização de operações, como a Lava Jato, que alcançou envolvidos em todo o país, e a Sodoma, que investiga fraudes em licitações e desvios de recursos públicos, praticados durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

“Os avanços que obtivemos no combate à corrupção e ao crime organizado podem ficar travados e esta pode ser uma dificuldade grande na gestão do Mauro. Mas ele é muito preparado e acredito que mesmo com dificuldades conseguirá fazer o Ministério Público avançar e ficar ainda mais próximo da população”, afirmou o procurador.

Prado fez um balanço de sua gestão e apontou justamente o fortalecimento do combate ao crime organizado e aos crimes contra a administração pública como seu legado à frente da instituição.

“As ações do Ministério Público possibilitaram a recuperação de R$ 600 milhões para os cofres públicos”, informou Paulo Prado.

Outras ações, como a realização de concurso para promotores e a transparência na divulgação das informações também foram apontados por Prado como avanços em sua gestão.

“Hoje temos 35 novos promotores atuando no interior do Estado e somos o Ministério Público mais transparente do Brasil”, disse.

Metas

Paulo Prado retornará para a Promotoria da Infância e Juventude. Na área, ele pretende trabalhar na prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes. Além de promover campanhas, Prado disse que vai lutar por lugares adequados para o tratamento aos usuários de entorpecentes.

Comente esta notícia