facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

18 de Setembro de 2019, 10h:10 - A | A

PODERES / CORTE DE PONTO

Dilmar defende ‘faltosos’ e justifica que deputados tem agenda fora da Assembleia para cumprir

O parlamentar destacou que Xuxu Dal Molin e Silvio Favero estavam em viagem oficial com o governador quando tiveram o ponto cortado por não estar presente no Plenário do Legislativo.

KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO



O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) saiu em defesa dos colegas Xuxu Dal Molin (PSC) e Silvio Favero (PSL), que tiveram parte do salário e da verba indenizatória descontada por faltarem à sessão.

O democrata usou o argumento de que os parlamentares também necessitam cumprir agendas 'simultâneas' com o Governo do Estado e isso inviabiliza “muitas vezes” a presença em Plenário.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Vejo que tem momentos que a gente também tem compromisso e temos que se retirar. No momento que estou na votação e sou convocado para vir aqui [Palácio Paiaguás]. Como líder tenho que me ausentar um pouco ali da sessão e vir”, argumentou.

“Como ocorreu na semana passada, em que dois colegas foram [a Lucas do Rio Verde-MT], não pela Casa, mas acompanhando oficialmente o governador”, justificou Dilmar ao lembrar que Xuxu e Favero acompanharam Mauro no Nortão e, por isso, não participaram da sessão.

Na avaliação do parlamentar, a determinação do corte de ponto por parte do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), torna-se um impedimento para que outros compromissos sejam atendidos dentro das agendas de “última hora” estabelecidas pelos Poderes. Além disso, a presença no painel eletrônico pode justificar a ausência por algumas horas, em detrimento de uma convocação imediata dos chefes autárquicos.

“Vejo que tem momentos que a gente também tem compromisso e temos que se retirar. No momento que estou na votação e sou convocado para vir aqui [no Palácio Paiaguás]. Como líder tenho que me ausentar um pouco ali da sessão”, argumentou.

O corte

O presidente Eduardo Botelho determinou a suspensão dos pagamentos mensais em razão da falta de quórum após ele propor um mutirão para votar pautas consideradas urgentes na semana passada. Conforme Dilmar, o presidente teria tomado a decisão ao ser contrariado por causa das inúmeras faltas dos membros do colegiado nas últimas oito sessões plenárias.

“Muitas vezes um parlamentar não faz tanta diferença em uma votação. Lógico nós tivemos problema de quórum, isso que mais agravou ainda”, destacou. 

À imprensa, o líder do Governo afirmou que foi solicitado um prazo maior as comissões do Parlamento, para se colocar em segunda votação pautas pendentes, uma delas seria a Lei Orçamentária Anual.

Comente esta notícia

Joao Mello 19/09/2019

O Animal Del Bosco, você pode sim ter agendas fora da AL, porém, deve se organizar para ser nos dias que não tenha sessão na AL. Quer que desenhe?

positivo
0
negativo
0

Justiceiro 18/09/2019

Ninguém disse pra não cumprir agenda fora da AL, só não ir em dia de sessão. Simples assim. Tem a semana inteira pra cumprir agenda, até no dia de sessão? Faça me o favor senhor. Proteja a sociedade com a metade desse afico que protege os faltosos que será o melhor deputado que esse estado já teve.

positivo
0
negativo
0

alexandre 18/09/2019

não, obrigação de deputado é votar leis, não ir nas bases...

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1