facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

27 de Setembro de 2013, 08h:27 - A | A

OPINIÃO / A COBRA E A NOITE

Misticismo chapadense

O contador dessa história, simplesmente pela idade, no alto dos seus 80 anos, merece todo o meu respeito

ALECY ALVES



Depois de experimentar um sanduíche climático, com tempo seco e temperaturas que variaram de 40 a 18 graus, comecei a semana sem voz, portanto incapacitada para o exercício pleno de minha principal atividade, entrevistar. Reporto neste espaço uma história que ouvi na mística e encantadora Chapada dos Guimarães(65 km de Cuiabá).

O contador dessa história, simplesmente pela idade, no alto dos seus 80 anos, merece todo o meu respeito. “Seo” Manoel Messias Brito, pai da minha amiga Ângela, nos contou, em clima festivo e sem cerimônia, a experiência que viveu recentemente em seu sítio, no pé de encosta Chapada.

Estava ele e seu filho, Aprígio Brito, outro nato contador de estória e história, se preparando para dormir quando uma cobra os surpreendeu na sala da moradia rural. Precavido, Manoel Messias tinha em mãos um cipó de guatambu, com o qual desferiu um golpe que atingiu o rabo do animal peçonhento.

Com uma velocidade que impressionou pai e filho, a cobra rastejou para o quarto e lá desapareceu. Procura daqui e dali, já cansado e com sono, “seo” Manoel Messias, enxerga a peçonhenta carnívora devorando uma lagartixa.

Daquele momento veio a maior surpresa da noite. Manoel Messias, para espanto do filho, decidiu dormir e deixar a bichona entretida com o pequeno invertebrado. “Vamos dormir, amanhã a gente resolve o que fazer com ela”, decretou o corajoso patriarca dos Britos chapadenses.

“Satisfeita, ela não representa riscos, não vai nos pertubar”, avaliou. E foi assim que Aprígio Brito teve uma das mais(se não a) longas e perturbadoras noites de sua vida. O filho conta que não conseguiu dormir e nem ao menos pôde ir ao banheiro, mas rezou para o dia amanhecer mais rápido.

Quando a esperada hora chegou, pai e filho se levantaram e, mais que depressa, constataram que a cobra, como havia previsto “seo” Manoel Messias, permaneceu no mesmo lugar. Depois de literalmente passar a noite na companhia de uma cobra, agindo cuidadosamente, os dois conseguiram expulsar o animal da casa com outras varadas de guatambu.

Como sempre se espera, independente do lugar, o dia seguinte à venenosa visita foi tranquilamente no sítio dos Britos, embalado pelo som dos pássaros, da água correndo no riacho e do vento nos galhos das arvores.

ALECY ALVES é repórter do Diário de Cuiabá

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia