13.07.2020 | 14h06


NACIONAL / DESCOBERTA DRAMÁTICA

Covid-19: autópsias encontram coágulos em quase todos os órgãos

Alguns pesquisadores sugerem que a doença possa ser vascular, mas a teoria era que apenas grandes artérias seriam afetadas pelos trombos



De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, o coronavírus pode ser responsável por coágulos em quase todos os órgãos do corpo. Descrita inicialmente como uma doença pulmonar, vários pesquisadores acreditam que a infecção é, na verdade, vascular: porém, até o momento, os trombos não haviam sido observados fora das grandes artérias e em alguns órgãos como coração, pulmão, cérebro e pele.

Amy Rapkiewicz, responsável pelo estudo, considera a descoberta “dramática. “O que esperávamos encontrar nos pulmões, encontramos em quase todos os outros órgãos”, diz, em entrevista à CNN americana.

A pesquisa também encontrou células da medula óssea (megacariócitos) no coração, rins, fígado e outros órgãos — estas células não costumam circular fora dos óssos e pulmões. “Principalmente no coração, os megacariócitos produzem plaquetas que estão intimamente ligadas com a coagulação sanguínea“, diz a pesquisadora.

Os próximos passos da pesquisa pretendem determinar qual é a conexão entre a presença destas células de medula óssea fora dos locais comuns e a coagulação de pequenos vasos sanguíneos ligada ao coronavírus.











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

Amanda  13.07.20 14h37
Se diz necropsia e n autópsia pois autópsia é um auto exame da pessoa ainda viva e necropsia e a abertura do corpo para exames depois de morto.

Responder

5
10
Johan  13.07.20 14h48
Nao seja burra.. autopsia vem do grego, exame de si mesmo.. mas nao quer dizer vivo. AURÉLIO: exame minucioso de um cadáver, realizado por especialista qualificado, para determinar o momento e a causa da morte; necrópsia, necroscopia.

Responder

19
1

TV REPÓRTER

INFORME PUBLICITÁRIO