facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

18 de Agosto de 2010, 20h:08 - A | A

POLÍCIA /

Paquistaneses fogem do Taleban e se refugiam em Mato Grosso



Filipe Motta
Folha Online

A Polícia Federal notificou quatro paquistaneses que se encontravam ilegalmente no país, no último sábado (14). O grupo seguia num ônibus de Rondonópolis para Brasília e foi parado numa vistoria de rotina da Polícia Rodoviária Federal.  Maqsood Ali, 35, Akhtar Hussain, 21, Zeeshan, 29, e Adbur Rahim, 33, disseram que vieram para o Brasil fugindo da perseguição do Taleban e à procura de emprego.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Como não tinham visto para permanência no Brasil, eles foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Goiânia, onde foram aconselhados a deixar o país num prazo de três dias - que vence nesta terça-feira - e, depois, liberados.

Se forem encontrados no país a partir de quarta-feira (18), poderão ser deportados. Os quatro estavam acompanhados de um cidadão afegão que, por ter pedido de asilo sendo analisado no Brasil, pode permanecer no país.

De acordo com o depoimento, eles entraram na América Latina por Quito, no Equador - país que não exige visto para paquistaneses. De lá cruzaram a fronteira do Peru com o Brasil, no Acre, e seguiram para Mato Grosso, onde teriam se encontrado com o afegão.

Segundo a Polícia Federal, devido à falta de fiscalização, são comuns casos de imigrantes que entram pelo país ilegalmente pelas fronteiras da região amazônica. No entanto, o órgão não tem estatísticas a respeito do assunto.

Comente esta notícia