facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

23 de Abril de 2020, 07h:45 - A | A

GERAL / MEDICINA E ENFERMAGEM

UFMT e Unic antecipam colação de grau por causa da pandemia; alunos reclamam de burocracia

A quantidade de critérios estabelecidos gerou revolta em alguns estudantes da Universidade de Cuiabá.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Cuiabá (Unic) decidiram antecipar a colação de grau dos alunos de Enfermagem e de Medicina. Objetivo é que possam, de imediato, auxiliar no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Em relação à UFMT serão 45 estudantes que se enquadram na portaria 383, de 9 de abril de 2020, do Ministério da Educação (MEC).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A professora Lisiane Pereira de Jesus, Pró-reitora de Ensino de Graduação, explica que as decisões foram tomadas considerando as especificidades de cada turma com o objetivo de garantir a manutenção da qualidade dos formandos da UFMT.

"Apesar da emergência, a UFMT não pode perder de vista seu compromisso com a formação de profissionais de ponta para o país", disse.

Conforme nota publicada pela UFMT, existem alguns cursos e turmas em que os estudantes não se enquadram nos critérios estabelecidos pela Portaria. São eles: Medicina (Sinop e Rondonópolis), Farmácia (Sinop e Araguaia) e Enfermagem (Cuiabá e Sinop).

Unic 

Já em relação à Universidade de Cuiabá foi assinada uma portaria pela reitora Maria Angélica mota da Silva Esser, na sexta-feira (17).

Para que o aluno esteja apto a colar grau, precisa ter feito no mínimo 7,2 mil horas da carga horária do curso.

Precisa também cumprir 80% da carga horária do internato, ter rendimento acadêmico superior a 80% nos rodízios/estágios já cursados, precisa ter realizado o estágio nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde da família e medicina de urgência  e ter notas acima de 80%.

A quantidade de critérios estabelecidos pela faculdade particular gerou revolta em alguns alunos.

“Eles colocaram inúmeras restrições que impedem até mesmo os melhores alunos de colar grau. Não é de nota e nada. Dependendo da ordem do seu rodízio você já não cola grau, entendeu?“, disse um dos estudantes, ao .

A instituição não informou quantos alunos se enquadrarão nos critérios estabelecidos para conseguirem colar grau antecipadamente.

Comente esta notícia

Benedito costa 23/04/2020

Nossa senhora do perpétuo socorro! Alunos antecipando suas formaturas antes da conclusão do curso? Meu Deus! Já formando no tempo normal os caras já saí de lá semi analfabetos da medicina, agora imagina antecipar essa colação de grau.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1