facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

26 de Outubro de 2015, 09h:59 - A | A

GERAL / GREVE OUTRA VEZ

Servidores do Detran param e exigem convocação 400 concursados; contribuinte fica na mão

De acordo com o cronograma do Detran, só 30 dos 489 aprovados serão convocados para iniciar os trabalhos até dezembro de 2015. Os outros somente em 2016, até o mês de setembro.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Os servidores do Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (26), em reação contrária ao cronograma de convocação dos aprovados no concurso deste ano.

De acordo com o cronograma do Detran, só 30 dos 489 aprovados serão convocados para iniciar os trabalhos até dezembro de 2015. Os outros somente de 2016 a 2018, até o mês de setembro, de cada ano.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os servidores da autarquia se dizem indignados com o governo do Estado, que “além de não cumprir o que já está garantido na Lei Orçamentária Anual e convocar os concursados em setembro de 2015, ainda tentou  desmobilizar a categoria enviando um email individualizado para os servidores com um cronograma de convocação do concurso não oficializado à entidade representativa da categoria que é o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT)”.

A Assessoria de Imprensa do Detran disse que este é o cronograma possível sem lesar a Lei de Responsabilidade Fiscal e que foi encaminhado à Secretaria de Estado de Gestão (SEGES). Acatá-lo ou não, esta será uma decisão de governo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai tratar do aspecto jurídico do movimento. O governador Pedro Taques (PSDB) ainda não emitiu nota sobre isso.

O Governo do Estado encaminhou a proposta de cronograma na manhã desta sexta-feira ao Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran/MT) e ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT). O documento foi feito por meio da Nota Técnica 005/Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas/SEGES/2015, emitida pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges). 

Sobre o e-mail individual, que o sindicato reclama ter sido estratégia para desmobilizar a categoria, o presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, alega que fez isso por uma questão de transparência. 

De acordo com o cronograma apresentado, após resposta positiva à consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o enquadramento da carreira dos Profissionais do Serviço de Trânsito como da área da Segurança Pública, as convocações devem iniciar em novembro deste ano com 30 nomeações. 

Comente esta notícia

muzaranho elefante 26/10/2015

Parabéns Detran, não se intimidem, coragem e força pra garantir as conquistas, como eu gostaria que minha SEMA conseguisse esse nível de mobilização. #DETRANorgulho

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1