facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

06 de Novembro de 2015, 12h:23 - A | A

GERAL / SONHO E PESADELO

Há 2 anos, com foguetório, vagões do VLT chegavam a Cuiabá; hoje apodrecem no pátio

Desde então, estão parados no pátio de operações do modal, ao lado do Aeroporto de Várzea Grande, sob o risco de deterioração.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Há exatos dois anos os vagões do então tão esperado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram ao Porto Seco de Cuiabá na manhã do dia 6 de novembro de 2013.

Envelopada de fábrica, a primeira composição do modal, foi transportada do Porto de Santos até o centro de Manutenção em Várzea Grande por três carretas. No percurso os vagões eram saudados com festa pela população que acreditava em sua implantação célere.

Inicialmente, por questões burocráticas, não foram apresentados à sociedade, já que havia a necessidade de liberação de documentos. Envelopada de fábrica, a primeira composição do modal, com sete vagões, foi transportada do Porto de Santos até o centro de Manutenção em Várzea Grande por três carretas. No percurso os vagões eram saudados com festa pela população que acreditava em sua implantação célere.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na ocasião o então secretário das Obras da Copa, Maurício Guimarães afirmou que os demais vagões estariam sendo embarcados para o Brasil, trilhos já estavam a caminho e os vagões recebidos já passariam pelo processo de validação no centro de manutenção. 

Assessoria

vlt4

População acreditava na rápida implantação

 

DESFILE

Já a segunda composição do modal chegou só em fevereiro de 2014, quando o governo do Estado resolveu 'desfilar' os vagões pelas vias da capital, contando até mesmo com 'foguetório'. O VLT seria composto por 40 composições.

Porém, somente um ano depois, em outubro de 2014, o governador Silval Barbosa (PDMB) desfilou em um dos vagões junto com o então secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), e o então prefeito de Várzea Grande, mais tarde cassado, Wallace Guimarães, apresentando à sociedade “a maravilha” do transporte urbano. O desfile foi divulgado na imprensa em tom de festa. Silval deu certeza de que em dezembro de 2015 a população de Cuiabá já estaria circulando de VLT. Ou seja, daqui a um mês.

 

 

VEJA VÍDEO EM QUE SILVAL AFIRMA QUE O VLT CIRCULARIA EM DEZEMBRO DE 2015.

 

Desde então, os vagões do VLT, que custaram 500 milhões de dinheiro público, estão parados no pátio de operações do modal, ao lado do Aeroporto de Várzea Grande, expostos ao sol e à chuva, onde a ação do tempo já mostra marcas de deteriorização.

O VLT é o foco do contrato mais caro entre os 34 assinados em prol da realização da Copa do Mundo em Cuiabá, para melhorar a mobilidade urbana da cidade.

Assessoria

VLT 1

O ex-secretário garantia que o processo seria rápido

No valor de R$ 1 bilhão, a obra está parada desde dezembro do ano passado, quando assumiu o atual governador Pedro Taques (PSDB), que pediu auditoria de todas as obras da Copa.

Boa parte delas já está liberada, mas o VLT é o maior problema do atual governo, em se tratando de pendências deixadas pelo mundial. A questão está judicializada e no momento Taques tem até dezembro para realizar um estudo de viabilidade do modal.

Ainda é um incerteza se ele será concluído, uma vez que o Consórcio responsável pelo empreendimento pede aproximadamente o mesmo valor, ou seja, mais R$ 1 bilhão, para finalizá-lo.

Comente esta notícia

João Luiz de Carvalho 08/10/2016

O Poder público não irá apurar mais essa improbidade??? Nem apenas e tão somente para punir os irresponsáveis pelos dinheiro público, mas para por em funcionamento esse moderno modal de transporte. Isso dá vergonha de ser brasileiro. Cadê o MP... Vamos apurar...

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1