facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024

30 de Outubro de 2015, 09h:09 - A | A

GERAL / PEDIDOS EM BRASÍLIA

Deputados e Prefeitura tentam legalizar garimpo em Lacerda, mas multinacional tem a 'preferência'

A intenção dos deputados e prefeito é legalizar a extração por meio de uma cooperativa, mas a resposta do DNPN foi de que vai analisar primeiramente este pedido da multinacional e, somente se for reprovado, é que pode também analisar um outro pedido.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



Parlamentares da comissão especial de acompanhamento do garimpo em Pontes e Lacerda, na Serra do Caldeirão, a “nova Serra Pelada”, estão buscando meios de contribuir com a composição de uma cooperativa de garimpeiros, para que retornem legalmente à área.

O diretor-geral do DNPM disse ao prefeito que o Departamento terá que analisar primeiramente este pedido da multinacional e, somente se for reprovado, é que pode também analisar um outro pedido, da cooperativa, por ordem de solicitação.

Nesta quinta-feira (29), o prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB) foi novamente à Brasília, acompanhado por parlamentares, tratar com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM),  Celso Luiz Garcia.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Eles ratificaram o que foi dito em reunião anterior. Já há um pedido prévio de exploração da área feito pela multinacional Santa Helena Mineração. Esta empresa atua na região há mais de duas décadas, já tendo explorado pelo menos duas minas de grande porte. O diretor-geral do DNPM disse ao prefeito que o Departamento terá que analisar primeiramente este pedido da multinacional e, somente se for reprovado, é que pode também analisar um outro pedido, da cooperativa, por ordem de solicitação. O resultado sai dia 5 de novembro, próxima quinta-feira.

A ideia é que, uma vez formalizada a cooperativa, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorize a extração do ouro, que atraiu mais de seis mil pessoas de todo o Brasil.

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que iniciou o movimento da comissão, explica que as articulações ainda estão muito iniciais, mas, na opinião dele, uma cooperativa geraria emprego e renda e impostos ao erário municipal, assim como estadual. “Fizemos várias reuniões com o jurídico da cooperativa, no sentido de dar contribuição e orientação e eles estão se organizando”, informa.

Segundo o deputado, a cooperativa que existe extraoficialmente na cidade deve filiar todos que queiram participar dela, sem restrição, para que 'ganhe corpo'.

A ideia é que, uma vez formalizada a cooperativa, o DNPM autorize a extração do ouro, que atraiu mais de seis mil pessoas de todo o Brasil.

“A realidade é a seguinte. Nosso país culturalmente tem passado as riquezas do subsolo às multinacionais, à empresas grandes, às mineradoras, e isso tem que mudar, porque nós temos milhões de desempregados, e esta atividade econômica é factível de gerar muitos empregos e automaticamente riqueza, não só para as pessoas mas para o país, com impostos”, reage o deputado Bezerra.

“A realidade é a seguinte. Nosso país culturalmente tem passado as riquezas do subsolo às multinacionais, à empresas grandes, às mineradoras, e isso tem que mudar, porque nós temos milhões de desempregados, disparou Bezerra.

O prefeito Donizete reforçou que se trata de um clamor da sociedade.

Está marcada uma segunda reunião com o ministro para o dia 20 de novembro, na qual poderão ser apresentados os possíveis caminhos na legalização do garimpo.

Donizete afirmou ainda que estão todos confiantes de que haverá um retorno positivo referente à legalização e implementação da cooperativa..

 Do ponto de vista ambiental, já que a atividade tem por natureza a perfuração do solo e a degração, o governo do Estado ainda não se posicionou sobre a questão.

Enquanto isso, a Polícia Federal está na área de garimpo, fazendo abordagens mais ostensivas, há mais de uma semana e já prendeu pelo menos nove garimpeiros, um deles com 30 gramas de ouro, que valem cerca de R$ 4.500, outros quatro estavam com quase R$ 500 mil reais.

Por decisão da Justiça Federal, dada em 16 de setembro, a ordem é para interditar o garimpo e desocupar a área, mesmo que seja necessário o uso de força.

Comente esta notícia

jeova 02/11/2015

Nosso povo não tem valor e seus sonhos são impedidos a todo dia,que espectativas pode aver em um pais que não ama seu povo,é simples seram sempre escravos,é muito fácil ser mal prender e bader no pobre coitado que precisa de ajuda ,Fazem isso porque se acha grande dono da verdade e da justiça,um voces vão olhar p/ o céu e pedir ajuda a Deus,e com certeza ele vai se lembrar do grande amor que todos trataram os famintos do seu povo,voces estão em lugares de honra para organizar e ajudar o povo a ter dias melhores,o sobre natural é de Deus mas o natural com certeza é do homem,eles são coitados que dependem de voces,não olhem tanto p/ o dinheiro dos ricos esquecendo do sofrimento dos pobres sofridos e aflitos os que estão no garimpo não são maus ,mas estão sofrendo muito todos os dias tentando consquistar uma forma de ajudar suas familias,e muitos ali não conseguiram e estão tentando,E por esse motivo não sairam,sertamente por madado judicial vão retiralos,Então eu vi que aqui no Brasil a vida não vale mais que o dinheiro ,,,vamos ver os ricos com sacos de dinheiro diante de Deus na intenção de comprar a propria,,,ai sim vão ver o que realmente vale,,,ajude nosso povo,e vão ver que nosso pais se tornará um lugar muito melhor p/ se viver,obg,,,E Deus inlumine voces e suas familias com paz e alegria

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1