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Cuiabá, 05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024

13 de Fevereiro de 2014, 15h:31 - A | A

ESPORTES / MATRIZ DE RESPONSABILIDADE

A quatro meses da Copa, principais obras para o evento em Cuiabá/VG ainda estão longe de terminar

Confira o andamento de cada uma das seis obras

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



A exatos quatro meses do primeiro jogo da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Cuiabá, a Secopa corre contra o tempo para entregar as obras que estão incluídas na Matriz de Responsabilidade da FIFA. Em outras palavras, os governos federal e estadual são 'obrigados' a cumprir as exigências.

Ao todo, seis obras estão na Matriz: Arena Pantanal, reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, revitalização do entorno da Arena, Fan Fest, Centros Oficiais de Treinamento (COT) e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Confira o andamento de cada uma das obras:

ARENA PANTANAL (Status: Em andamento)

Assessoria

Gramado da Arena Pantanal


A Arena Pantanal já atingiu 95% das obras concluídas, segundo a Secopa. Restando poucas frentes de trabalho, os operários concentram seus esforços na finalização do acabamento da cobertura e das arquibancadas. Todas as etapas referentes à cobertura no setor Leste já foram concluídas no mês de janeiro. Os outros três setores – Norte, Sul e Oeste – avançam nas três últimas etapas, com a fixação do isolante térmico, da membrana TPO e do policarbonato. Quando finalizados, os quatro setores oferecerão 26.800 m² de proteção.

A cobertura escolhida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão.

Na área de camarote, os funcionários já realizam a limpeza e check list dos itens necessários em cada lounge. Na área externa, a pavimentação dos quase 300 mil m² está em fase final de execução.

Na última semana também foram instalados corrimãos na Arena Pantanal. Utilizados para dar mais segurança aos torcedores na hora de subir e descer rampas e escadas, as estruturas permitem acesso de um nível a outro do estádio.

Os telões da Arena Pantanal também já estão instalados. São dois placares eletrônicos em LED de alta resolução, de aproximadamente 76 m² cada. Eles foram colocados nas diagonais, atrás dos gols, para que o sol não interfira na qualidade da imagem. Toda Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) utilizada no estádio é baseada em requisitos da Fifa.

Além dos placares, outros equipamentos fazem parte do projeto de TIC, como as 280 câmeras de monitoramento de alta definição com tecnologia IP e o sistema de controle de acesso (catracas) para validar os ingressos do público, usado também para controlar o acesso do pessoal técnico às áreas permitidas.

INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA MARÇO DE 2014.

AEROPORTO INTERNACIONAL MARECHAL RONDON (Status: Em andamento)

Reprodução

Aeroporto Internacional Marechal Rondon está com 40% das obras concluídas


Um levantamento feito pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) revela que a expectativa é que cerca de 20 mil turistas visitem a cidade durante o mês do mundial. Desembarcando, obrigatoriamente, no Aeroporto Marechal Rondon, que tem até o momento, pouco mais de 40% da obra concluída. A obra era para ter sido entregue no primeiro semestre de 2013.

A previsão é que a parte que está sendo ampliada seja concluída até o final de março e o restante deve cumprir o cronograma até o final do mês de abril.

A obra do Marechal Rondon deve custar em torno de R$ 100 milhões. Mas devido à demora na entrega das obras, a previsão de gastos em todos os aeroportos já está 21% maiores do que o anunciado inicialmente. A obra é executada pelo Consórcio Marechal Rondon, composto pelas empresas Farol, Engeglobal e Multi Casa.

De acordo com informações publicadas no site da Infraero, as obras do Marechal Rondon constam com status de execução. Elas deram início em novembro de 2012, com a previsão de término em abril de 2014, ou seja, daqui a pouco mais de 2 meses elas devem estar concluídas.

A obra que faz parte do PAC dos Aeroportos, prevê modernização e ampliação do terminal de passageiros, melhoria das vias de acesso e novo estacionamento de veículos. Segundo ainda a Infraero, a reforma e a construção no Marechal Rondon deixará o aeroporto maior e mais eficiente.

Entre as melhorias estão novas pontes de embarque, revitalização das pistas de pouso e decolagem, reforma das vias de acesso ao aeroporto e vagas de estacionamento. Também será instalado um sistema de vigilância para monitorar pessoas e cargas que passam pelo aeroporto garantindo maior controle e muito mais segurança.

Dentro do terminal de passageiros serão instalados totens que servirão como link de TV digital para as emissoras transmitirem matérias ao vivo direto do aeroporto, além de um contêiner do lado de fora, onde os jornalistas poderão conectar seus equipamentos e um espaço próprio para estacionarem seus veículos, evitando assim congestionamento na área do terminal de passageiros.

INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA ABRIL DE 2014

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS (VLT) (Status: Em andamento)

Assessoria

Trilhos do VLT


A FIFA exige pelo menos três meios de transporte nas cidades-sedes dos jogos da Copa. No caso de Cuiabá e Várzea Grande, o modal escolhido foi o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A obra está avançando pelas Avenidas da FEB, Tenente Coronel Duarte (a Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA). A ordem para o início da execução dos serviços do novo modal de transporte de Cuiabá, o Veículo Leve sobre Trilhos, foi dada pelo Governo do Estado no dia 21 de junho de 2012.

Para financiar os custos da implantação, o Estado assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 423 milhões, que já haviam sidos aprovados para o Bus Rapid Transit (BRT) e serão redirecionados para o VLT.

A segunda etapa da liberação dos recursos ocorrerá com a assinatura do contrato de R$ 727,9 milhões financiados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) por meio da CEF. O Governo de Mato Grosso entrará com o montante de R$ 110 milhões em contrapartida não financeira (valor das desapropriações).

O modal terá a extensão de 22 km, com 32 estações de integração, todas com sinalização semafórica para o pedestre ter acesso ao ‘ponto de parada’. O VLT será composto de 40 locomotivas, com sete vagões, sendo cada um com 43 m de comprimento, podendo transportar até 420 pessoas por viagem, enquanto, para o mesmo transporte seriam necessários pelo menos seis ônibus comuns. O tempo de espera máximo será de cinco minutos durante os intervalos dos horários de pico, e nos horários críticos a espera será de até três minutos. O trecho do Aeroporto até as estações finais do Coxipó ou da Avenida do CPA será de 28 minutos.

Ciente de que será impossível percorrer toda a extensão, o Consórcio VLT concentra esforço para entregar a linha do modal que sai do Terminal, próximo ao Aeroporto – em Várzea Grande, até a região do bairro Porto – em Cuiabá.

O viaduto que foi construído na avenida João Ponce de Arruda, em frente ao Aeroporto, está recebendo os primeiros metros de trilhos para a passagem do modal.

Nos próximos dias é esperada a chegada de mais quatro composições do VLT. A data ainda não foi confirmada pela Secopa.

CONCLUSÃO DAS OBRAS PREVISTA PARA DEZEMBRO DE 2014

ENTORNO DA ARENA PANTANAL

 
 

Pertencem às obras no entorno do antigo Verdão, a pavimentação e a restauração de vias próximas ao estádio. Ao todo, 35 vias passarão por reforma, que já estão em andamento totalizando 2.231,99 metros.

Entre os bairros do entorno situados no plano de ação estão: Cidade Alta, Jardim Cuiabá, Goiabeiras, Centro-Sul, Popular, Duque de Caxias, Barra do Pari e Jardim Santa Isabel.
De acordo com a Secopa, a obra no entorno será executada nas semanas que antecedem a realização da Copa do Mundo. Será feito o recapeamento e a sinalização das ruas.

PREVISÃO PARA A CONCLUSÃO JUNHO DE 2014

FIFA FAN FEST

 

Assessoria

Previsão para a conclusão em junho de 2014

 

O Fan fest está dentro da Matriz de Responsabilidade como sendo um espaço de lazer onde serão exibidos os jogos da Copa do Mundo. Em Cuiabá, a área escolhida para o Fan Fest é o Parque de Exposições da Acrimat, no Bairro Dom Aquino. São quatro hectares e capacidade para circulação de 56 mil pessoas por dia.

Ainda não foi escolhida a empresa que vai executar a obra. Mas a Secopa garante que o espaço não depende da edificação de prédio ou coisa no sentido. A obra exige apenas a limpeza e adequação do espaço.
As estruturas são móveis, somente para o período dos jogos. Atividades esportivas, culturas, shows e entretenimento em geral para torcedores e turistas serão disponibilizados.

PREVISÃO PARA A CONCLUSÃO JUNHO DE 2014

CENTRO OFICIAL DE TREINAMENTO (COT) (Status: Em andamento)

Para a realização do Mundial é obrigatório a disponibilidade de dois Centros Oficiais de Treinamento (COT), um em Cuiabá e outro em Várzea Grande.

Na Capital, o COT da UFMT, terá a capacidade de abrigar 1,5 mil torcedores. Será construída também uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência em Mato Grosso para treino e realização de competições esportivas. As empresas Engeglobal Construções e Ltda. e Três Irmãos Engenharia Ltda formam o consórcio.

Em Várzea Grande, o COT do Pari está localizado na região da Rodovia Mario Andreazza. O empreendimento terá uma área total de 52 mil metros quadrados, capacidade para três mil torcedores e 250 vagas de estacionamento, 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos.

O local contará ainda com salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. A obra está sendo executada pelo Consórcio do Pari, formado pelas empresas Engeglobal Construções e Ltda., Três Irmãos Engenharia Ltda. e Valor Engenharia.

Ambas as obras estão no mesmo estágio. O terreno está recebendo o sistema de drenagem e preparação para o plantio da grama.

INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA ABRIL DE 2014

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