facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Maio de 2024
08 de Maio de 2024

19 de Março de 2019, 17h:10 - A | A

POLÍCIA / INCENTIVA SUICÍDIO

Polícia alerta sobre aparições de boneca Momo em vídeos infantis

A figura aparece em vídeos infantis incentivando crianças a se machucarem e até mesmo a cometerem suicídio. A Polícia Civil pede que os pais denunciem.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate aos Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), alerta pais para que façam denúncias relacionadas ao chamado ‘desafio da boneca Momo’.

A imagem de uma mulher sombria, com olhos arregalados, estaria sendo introduzida por criminosos em vídeos com conteúdos destinados às crianças. O suposto desafio induziria as crianças a se cortarem e até cometerem suicídio.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Apesar do alerta, o delegado Eduardo Botelho afirmou ao que há registros de denúncias formais sobre a Momo no Gecat em Mato Grosso e que o trabalho da polícia é preventivo, diante de situações ocorridas em outros estados.

Conforme a PJC, pais que presenciarem a situação devem procurar o Gecat com o link do vídeo, para que o autor seja localizado e preso.

“Deve encaminhar o link do vídeo, para que a Gerência tome providências junto ao Google, assim como solicitará dados do endereço do IP (Internet Protocol) para identificação do responsável pela inserção do vídeo na rede mundialmente computadores, para que ele possa ser responsabilizado”, informou a Polícia Civil, por meio de nota.

No youtube, há exemplo de como as imagens são iseridas em vídeos infantis. 

Veja o vídeo

Momo

A chamada Boneca Momo é uma escultura japonesa, apresentada em um evento no ano de 2016.

A figura tem olhos esbugalhados, olheiras, pele pálida e rosto deformado, além de possuir patas de pássaro.

As imagens dessa escultura foram coletadas por criminosos e, conforme denúncias, passaram a ser inseridas em vídeos infantis, com ordens de automutilação e até suicídio.

Baleia azul

Em Mato Grosso, duas adolescentes de 15 anos se mataram com facadas no coração. Os casos aconteceram em abril e maio de 2017. Em ambos os casos, há depoimentos indicando que as vítimas participavam do jogo da Baleia Azul, que consistia em cumprir desafios da internet, dentre eles, o suicídio.

Um mês antes, em março, uma estudante de 16 anos moradora da Vila Rica (1.120 km de Cuiabá) foi encontrada morta dentro de um lago na região central do município. Ela seria participante do desafio da Baleia Azul.

Leia mais

Garota de 15 anos crava faca no próprio peito em Sinop

Menina de 15 anos participava de jogo Baleia Azul em Sinop

Comente esta notícia