facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

11 de Maio de 2018, 17h:40 - A | A

POLÍCIA / OPERAÇÃO PANÓPTICO

Ação apreende menor e prende traficantes membros do Comando Vermelho

A operação visa identificar membros de facções e combater ações criminosas dentro e fora dos presídios do Estado.

DA REDAÇÃO



A Operação Panóptico Integrada apreendeu um menor e prendeu, nesta sexta-feira (11), Vitor daniel Silva e Ana Paula França de Oliveira, por 

tráfico de drogas e fortes indícios de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Foram encontrados e apreendidos diversos materiais, como aparelhos celulares, cadernos de anotação e pendrive. Tudo será analisado para a identificação de outros envolvidos.

A ação é referente à terceira fase da operação deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Polícia Militar.

Foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão na Capital, nos bairros Jardim Vitória, Dr Fábio, Novo Paraíso, Jardim Imperatriz e 1º de Março, visando coletar informações sobre facções criminosas que agem na região metropolitana.

A operação contou com apoio da Delegacia Especializada de Entorpecente (DRE), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Gerência de Operações Especiais (GOE).

As informações coletadas na operação vão ser somadas aos dados já reunidos em fases anteriores para planejamento e combate a facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios, arquitetando a prática de crimes diversos em todo Estado de Mato Grosso.

Panóptico

O nome da operação significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

Fases da Operação 

A Operação foi deflagrada em setembro de 2017, quando cinco mandados de prisão preventiva e 62 mandados de busca e apreensão, na Operação Panóptico, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cáceres, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Na segunda fase que ocorreu em abril deste ano, foram cumpridos treze mandados de busca e apreensão  em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas.  As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara), foram executadas pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Leia mais 

Polícia deflagra nova fase de operação contra facções criminosas

Operação integrada cumpre mandados contra membros de facções em Cuiabá

Polícia cumpre 5 prisões e 62 buscas para coletar dados de facção criminosa

Comente esta notícia