facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

13 de Maio de 2018, 19h:57 - A | A

ENTREVISTA / VEJA VÍDEO

Ambiente profissional se tornou ringue, alerta terapeuta; saiba como enfrentar

Para o psicólogo Carlos Tuffi, existem três formas de alcançar sentido para a vida e o trabalho está inserido nesta concepção.

ANA CRISTINA VIEIRA
Da Redação



Palestrante de referência nacional na área de aperfeiçoamento profissional e pessoal, o psicólogo e terapeuta comportamental Carlos Tuffi alerta que ambientes de trabalho  se transformaram em ringues de luta, numa competicão desleal.

"Líder deve ter seguidores, pessoas que vestem a camisa da empresa e não tarefeiros. E a maneira de ter seguidores é a humanização, a valorização. Todos nós temos a necessidade de sermos reconhecidos".

O pisicólogo afirma que muitas pessoas vivem uma vida sem sentido e destaca que quem tem um porquê viver enfrenta qualquer coisa. Em entrevista ao  , o psicólogo falou sobre o sentido da vida.

Tuffi é logoterapeuta, psicoterapia fundamentada na busca do sentido, criada pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, autor do livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.

"A logoterapia explica que o ser humano dá sentido para a vida de três formas: através de um ato, um trabalho; atráves do amor, do sentimento experimentado ou através das posturas que tenho diante das tragédias da vida, evitáveis ou não". Para o especialista, a maneira como olhamos para a vida pode ser modificada.

Na entrevista, Tuffi também comentou sobre o projeto que desenvolve há mais de 30 anos com dependentes químicos e suas experiências pessoais.

"Eu sou filho adotivo, vivi por 18 anos sem ter graça, como um desgraçado, e ao perder minha mãe adotiva, uma mulher que mudou minha história com o poder da acolhida, diante daquela dor, a vida começou a me dar uma aula. Ela estava indo embora e de alguma forma, me trouxe para a vida".

A partir da vivência pessoal, o especialista traçou um novo caminho e se dedicou aos estudos sobre comportamento humano. Para ele, é preciso ter harmonia nos mais diversos segmentos da vida, aliando felicidade pessoal e profissional.

Confira a entrevista na íntegra:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Maria Regina 19/05/2018

História emocionante. Já participei de palestra dele, sensacional

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1