facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

17 de Março de 2017, 13h:40 - A | A

GERAL / APÓS FORTES CHUVAS

Rio transborda e deixa população de Porto Esperidião em alerta

O rio Jauru subiu cerca de 60 centímetros depois que quatro pequenas centrais hidrelétricas e a Usina Hidrelétrica de Jauru aumentaram o fluxo de água liberado

CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO



O rio Jauru, no município de Porto Espiridião (distante a 317 km à oeste de Cuiabá), transbordou devido às fortes chuvas que atingiram a região e deixaram a população em alerta. Até agora, não há registro de moradores desabrigados ou feridos.

De acordo com informações da Defesa Civil Municipal, o rio subiu cerca de 60 centímetros depois que quatro pequenas centrais hidrelétricas, instaladas na região, e a Usina Hidrelétrica de Jauru,  aumentou o fluxo de água após as chuvas. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A Prefeitura Municipal de Porto Esperidião monitora a situação.

As regiões mais atingidas foram o Parque de Exposições e ainda um trecho da Avenida Beira Rio. Além disso, o alagamento atingiu a área de uma fazenda, mas ainda não foram avaliados os prejuízos.  

O superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, tenente coronel Abadio José da Cunha Junior, falou ao que o Estado ainda não foi acionado para dar suporte ao caso.

“A Prefeitura de Porto Espiridião ainda não notificou o Estado oficialmente, mas mesmo assim, eu já pedi que um oficial de Pontes e Lacerda esteja indo até lá para apurar a situação e prestar o apoio necessário”, disse o coronel Cunha.

Ele explicou que as empresas precisam verter a água dos reservatórios, o que na prática, resulta no aumento do volume de água dos rios e córregos da região, que acabam transbordando. 

A Defesa Civil do Estado vai continuar monitorando a situação do município.

Outros casos:

Em fevereiro deste ano os municípios de Vila Rica (1.320 km ao Norte de Cuiabá) e Barra do Bugres (150 km de Cuiabá) decretaram estado de alerta devido aos problemas causados pelas chuvas. 

O caso mais grave foi em Campo Novo dos Parecis (a 397 km ao norte de Cuiabá) onde os problemas causados em consequência das fortes chuvas foram maiores. O prefeito decretou situação de emergência por conta dos prejuízos.  

Cerca de três mil pessoas ficaram desalojadas, além de perda nas lavouras de soja e milho na ordem de R$ 2,4 milhões.

Leia mais:

Chuvas deixam municípios em estado de alerta; Parecis decretou calamidade

Produtores de milho podem ter prejuízo de até R$ 2,4 milhões em Campo Novo do Parecis

 

Comente esta notícia