facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

28 de Junho de 2015, 10h:30 - A | A

GERAL / INICIATIVA INÉDITA

ONG pede licença ambiental para abrir santuário de elefantes na Chapada

Ideia é recolher animais de circo ou que tenha sofrido outras formas de maus tratos. A área de 1.100 mil hectares fica fora de qualquer unidade de conservação.

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



A ONG internacional ElephantVoices já entrou com pedido de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para fazer um santuário de elefantes.

A área já está comprada e tem 1.100 mil hectares de terra, no município de Chapada dos Guimarães.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Este é um fato inédito no Brasil e em Mato Grosso, o que vai gerar a construção de um roteiro novo por parte dos profissionais da Sema.

A notícia sobre o santuário polemizou no Facebook do , dividindo opiniões, muitos apoiando a causa e outros questionando o impacto do projeto, em uma região de proteção e conservação ambiental.

O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Marcos Roberto Ferramosca, confirma que a solicitação a implantação do santuário chegou à Sema há cerca de um mês e apenas esta semana começou a ser analisada pelos técnicos da coordenadoria.

Segundo ele, este é um fato inédito no Brasil e em Mato Grosso, o que vai gerar a construção de um roteiro novo por parte dos profissionais da Secretaria.

Sobre o espaço estar localizado na Chapada dos Guimarães, ele afirma que está fora de qualquer unidade de conservação e que neste momento não há impedimento quanto a este quesito.

Ferramosca explica que a partir da análise do pedido, a coordenação de Fauna a e  a Superintendência de Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços chegarão a um consenso sobre o roteiro de documentos administrativos e técnicos que a ONG precisará apresentar ao órgão ambiental para de fato dar entrada no processo de licenciamento ou  mesmo se será necessário um processo de licenciamento. "Nós ainda estamos com muitas dúvidas sobre esta questão”, admite.

Sobre o espaço estar localizado na Chapada dos Guimarães, ele afirma que está fora de qualquer unidade de conservação e que neste momento não há impedimento quanto a este quesito. "No entanto, ainda é muito cedo para emitir qualquer opinião técnica a respeito. Temos que analisar adequadamente", argumenta.

No santuário, a ElephantVoices deverá socorrer animais vindos de circos e de outros tipos de maus-tratos do próprio país e também de outros países da América Latina.

Com sede nos Estados Unidos, a ElephantVoices é uma ONG com décadas de experiência dedicada a fazer trabalhos educacionais e de conservação de elefantes.

Leia sobre isso clicando aqui.

Comente esta notícia

Allberto 28/06/2015

SE BASEAR NAS ÚLTIMAS INICIATIVAS, É BEM PROVÁVEL QUE A SEMA E IBAMA VÃO NEGAR A LICENÇA. AQUI TUDO É DIFÍCIL. SE TIVER UM BURACO DE TATU NO CAMINHO, JÁ É MOTIVO PARA BARRAR.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1