facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
18 de Maio de 2024

11 de Novembro de 2018, 21h:15 - A | A

GERAL / CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO

Empresa só fez cirurgia em cuiabano após denúncia de fraude; Governo já havia pago

Programa exibiu entrevistas com pacientes que tiveram procedimentos pagos pelo Estado, mas não realizados.

DA REDAÇÃO



O programa Fantástico da Rede Globo exibiu neste domingo (11) reportagem especial sobre a Operação Catarata, do Ministério Público Estadual (MPE), que investiga fraudes em contratos do projeto Caravana da Transformação, do Governo do Estado, com a empresa 20/20 Serviços Médicos, de Ribeirão Preto – SP, no montante de R$ 40 milhões.

A empresa é acusada pelo MPE de ‘maquiar’ números para receber do Governo do Estado por cirurgias de catarata e pterígio que não teriam sido realizadas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na reportagem, o programa mostrou a história do consultor Miguel de Oliveira que foi atendido pela Caravana. A cirurgia de catarata constava como realizada, mas exames feitos em um médico particular mostraram que a lente que deveria ter sido aplicada no olho de Miguel não estava no local. O homem estava cego do olho direito. A empresa ofereceu um novo procedimento a ele.

"Quando existem esses projetos nós precisamos usar. É nosso", disse o homem sobre a expectativa antes de participar da Carava. "Eu fui na Caravana procurando qualidade de vida e o que aconteceu foi exatamente o inverso", avaliou.

VEJA A REPORTAGEM AQUI.

Sobre a operação

O coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, promotor de Justiça Mauro Zaque – que está à frente das investigações – destaca que a denúncia aponta que há registros de atendimentos, a referidas pessoas, que declararam não terem passado pelo procedimento registrado. Os indícios são de que esses “procedimentos fantasma” foram pagos pelo Governo, sem o devido controle.

Segundo Zaque, as irregularidades foram apontadas em outubro passado, pelo Conselho Estadual de Saúde, que orientou o Governo a suspender os pagamentos à contratada. Conforme o promotor, mesmo assim, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) ainda fez pagamento de R$1,5 milhão à 20/20 Serviços Médicos.

ReporterMT

Zaque frame

Investigações do MPE são comandadas pelo promotor Mauro Zaque

No relatório do Conselho é apontado que os procedimentos não eram contabilizados pelo Sisreg nem pelo DataSus, de responsabilidade do Ministério da Saúde. O relatório é assinado pela coordenadora da Comissão de Análise das Contas da SES, Elda Mariza Valim Fim.

A operação catarata foi deflagrada em Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPE no início de setembro.

Na época foram cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos na SES, bem como na sede da empresa 20/20 Serviços Médicos, de propriedade Fábio Vieira da Silva, em Ribeirão Preto (SP).  

Leia mais

Mauro Zaque: 'Estamos apurando fraude e os fatos são graves' na Caravana da Transformação

Comente esta notícia

Everlucy Arrda 12/11/2018

Gostaria de denunciar também pois operaram minha avó de catarata e ela não tem , tem glaucoma e isso causou uma inflamação que ela perdeu parte da visão direita e esta perdendo a esquerda entrem contato comigo.

positivo
0
negativo
0

ademir 12/11/2018

caravana de transformaçao de bolço piequeno para um gigante os coruptos nao para parase uma praga!!!!!

positivo
0
negativo
0

Daniel Boone 11/11/2018

Pedro Taques ao sair do Paiaguás irá direto pra uma cela do CCC. Querem apostar?

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1