facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024

22 de Dezembro de 2017, 21h:00 - A | A

ENTREVISTA / VEJA O VÍDEO

'Obrigação de ser feliz' no Natal aumenta ligações para o CVV

O acréscimo de procura pelo CVV é gerado por pessoas que sofrem com a solidão e se sentem excluídas do clima festivo e infelizes.

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



Em entrevista ao , o porta-voz do Centro de Valorização da Vida de Cuiabá (CVV), Carlos Eduardo Latterza de Oliveira ressaltou, que nessa época de fim de ano, as ligações de pessoas em depressão aumentam em até 20%, devido aos sentimentos de solidão e exclusão do clima festivo de Natal e Ano Novo em que não se sentem felizes.

"Nas festas de fim de ano, as pessoas sentem mais saudades, mais solidão, têm dificuldade de se inserir nessa felicidade que se sentem obrigadas a demonstrar. Então o serviço é mais procurado", revela o voluntário do CVV.

"Nas festas de fim de ano, as pessoas sentem mais saudades, mais solidão, têm dificuldade de se inserir nessa felicidade que se sentem obrigadas a demonstrar. Então o serviço é mais procurado para que as pessos possam encontrar alívio e acolhimento dentro desse contexto", declarou o voluntário do CVV.

Com um trabalho significativo na prevenção de suicídio, o centro atua valorizando a vida, o ser humano, com uma abordagem centrada na pessoa, de escuta ativa.

"Nos propomos a escutar sem crítica, sem julgamentos, para que ela seja ela mesmo, num contexto sigiloso, em um ambiente propício para se expressar e isso faz com que a pessoa se sinta aceita, podendo efetuar mudanças em sua vida", relatou.

Desde o início de dezembro, as ligações para o CVV passaram a ser gratuitas e a unidade espera que a procura por ajuda triplique e por isso trabalha para capacitar novos voluntários.

Para participar, os interessados devem ter mais de 18 anos, entrar no site e ir na guia de voluntariado. Os cursos de capacitação são gratuitos, presenciais e virtuais, com etapas teóricas e práticas. 

O atendimento do CVV é feito pelo telefone 188. A sede da unidade fica na rua Comandante Costa, número 296, Centro de Cuiabá. O e-mail para contato é o [email protected].

Confira a entrevista na íntegra:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia