28.10.2018 | 16h10


EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Maioria se endivida porque não sabe fazer conta; Veja vídeo

A especialista Emanueli Silva orientou quais maneiras de alcançar a saúde financeira e como conquistar estabilidade


DA REDAÇÃO

No Brasil, 40,3% da população adulta está inadimplente, segundo levantamento da Serasa Experian no primeiro semestre de 2018. Para a educadora financeira Emanueli Silva, a  maioria das pessoas não sabe o quanto realmente ganha. "Outro ponto é o eu mereço: eu mereço uma roupa nova, eu mereço tomar cerveja no final de semana, assim gasta no cartão de crédito, no cheque especial, e vai se endividando", exemplificou. 

De acordo com a especialista, para enfrentar a realidade e ter consciência da situação financeira é preciso ter disciplina, anotando todos os gastos, até mesmo os centavos, para um diagnóstico confiável. "Você precisa saber como esta sua saúde financeira, anotando tudo, desde o cafezinho, balinha,  pois gastos assim impactam até 30% da sua despesa", pontua. Na entrevista, Emanueli orienta como organizar a agenda e as anotações para ter clareza dos gastos. 

A educadora destacou que é possível passar do papel de devedor para o poupador. "Ao receber seu salário, retire uma parte, por menor que seja, no primeiro mês dói, no segundo também, depois você vai se acostumando". Ela também indicou quais os melhores investimentos para  fazer a reserva financeira. 

Quanto ao sonho da casa própria e do carro, Emanueli ponderou sobre os juros de financiamento e algumas opções que podem auxiliar na aquisição desses bens. 

Aposentadoria, previdência privada também foram assuntos abordados na entrevista.

Confira na íntegra:

 











(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

alberico  05.11.18 18h51
Excelente entrevista, rápida e eficaz, não cansa a gente. Mas fiquei com uma dúvida.... a entrevistada já fez comercial de TV ??? uma loja de roupas ?? fiquei na dúvida.

Responder

4
0

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER