facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

24 de Setembro de 2017, 07h:50 - A | A

ENTREVISTA / VEJA VÍDEO

A cada 10 casos de suicídio, 9 poderiam ser evitados por observação

O fator emocional está ligado à maioria dos casos. Estudos mostram que dois terços das pessoas que se mataram deram indicativo de que iriam cometer o ato.

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



A coordenadora do Núcleo de Estudos de Saúde Mental de Mato Grosso (NESM), Samira Marcon, que atua na coordenação da campanha Setembro Amarelo de conscientização e prevenção ao suicídio, alerta, em entrevista ao , que 17% dos brasileiros já pensaram em se matar, conforme dados da Organização Mundial da Saúde. Segundo ela, a cada 10 casos, nove poderiam ser evitados.

"Desses, de 20% a 25% dos que tentaram, vão tentar novamente no período de um ano, e 10% das pessoas que tentaram irão cometer, irão a óbito num período de 10 anos", declarou.

"Desses, de 20% a 25% dos que tentaram, vão tentar novamente no período de um ano, e 10% das pessoas que tentaram irão cometer, irão a óbito num período de 10 anos", declarou.

O fator psíquico  está ligado à maioria dos casos.

"Em 90% dos casos sim, como depressão não tratada, esquizofrenia, mas existem outros fatores que poderiam levar ao comportamento suicida, que vão desde o uso de substâncias psicoativas, isolamento social, orientação sexual", pontuou.

Samira destaca que o suicídio é planejado e os estudos mostram que dois terços das pessoas que se mataram deram indicativo de que iriam cometer o ato.

Outro índice preocupante é que as taxas de suicídio têm aumentado na população jovem de 15 a 29 anos.

Um dos fatores de risco na juventude, comenta ela, é a falta de comunicação familiar. 

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia