facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

22 de Março de 2017, 07h:00 - A | A

CONEXÃO PODER / CONTRA O ARMAMENTO

Secretário de Segurança diz que brasileiro não é preparado para usar arma

Rogers Jarbas afirma que o brasileiro não tem cultura de armamento, como americanos, e legalização da venda de armas só fortaleceria o crime

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



O secretário de Segurança Pública do Estado, Rogers Elizandro Jarbas afirma que é contra a campanha de armamento da população.

Em entrevista ao Conexão Poder, ele argumentou que a população brasileira não está habituada ao uso de armas e por isso, a família do cidadão de bem, que adquirisse uma arma para se proteger, poderia ser a principal vítima de uma ação desastrosa. Além disso, Jarbas argumenta que a liberação da venda de armas iria formentar ainda mais a criminalidade, já que os bandidos teriam maior facilidade em roubar ou adquirir armamentos.

"O pai de família que tem uma arma há pelo menos seis anos e que nunca fez disparos com ela, irá colocar ele e a família numa situação de vulnerabilidade ainda maior em tentativa de reação, em uma ação criminosa”, declarou Rogers Jarbas.

“Os criminosos estão melhor armados. O pai de família que tem uma arma há pelo menos seis anos e que nunca fez disparos com ela,  irá colocar ele e a família numa situação de vulnerabilidade ainda maior em tentativa de reação, em uma ação criminosa”.

"A maior parte dos armamentos que está nas mãos de criminosos hoje, já esteve nas mãos de pessoas de bem que não cuidaram do equipamento”, argumentou o secretário de Segurança Pública.

Para o secretário, não há como comparar o preparo da população dos Estados Unidos, com a população brasileira.

“Eles se preparam, efetuam disparos, estão sempre se capacitando, treinando e nós não temos essa cultura”, avaliou.

Jarbas afirma que o bandido será o maior beneficiado com a campanha do armamento. Ele justifica que as armas que estão com criminosos, já foram de cidadãos descuidados.

“Uma parcela significativa do equipamento bélico utilizado pelos criminosos 'nasceram' de uma residência. Porque eles entravam para subtrair armas lícitas. A maior parte dos armamentos que está nas mãos de criminosos hoje, já esteve nas mãos de pessoas de bem que não cuidaram do equipamento” explica.

Na entrevista, o secretário ainda compara o porte de armas para  brasileiros com o poder do voto.

“Se ele não consegue colocar o número de um bom candidato e apertar o botão verde, como é que vai portar arma? Usar munição etc.,”.

Dados estatísticos apontam que a maior parte dos crimes de latrocínio – roubo seguido de morte – acontecem após a vítima tentar reagir à uma ação criminosa. 

Jarbas também justifica seu argumento com situações de desleixo em relação ao porte de arma.

“Há casos de filhos matarem outras crianças por causa de negligência no uso. Quem usa arma, na maioria das vezes, acaba se descuidando do porte. Quem  ganha com arma de fogo é a indústria bélica e os bandidos. Só profissionais de segurança deveriam portar armas", finaliza.

Assista AQUI a entrevista completa.

 

Comente esta notícia

Antonio Paulo 15/08/2017

Lamentável comentário. Ninguém está preparado quando nascemos para andar, ler, escrever, mas aprendemos. Um médico, advogado ou engenheiro se prepara para isso. Uma pessoa, que fizer um curso e for aprovado, for aprovado nos testes psicotécnicos, não tiver antecedentes criminais estara preparada e habilitada para portar uma arma. Esse seria o primeiro sinal de que o brasil mudou, que estaríamos vivendo numa verdadeira democracia. Enquanto pessoas pensarem assim tenho um sentimento de angustia e de que o Brasil não vai mudar nunca. Lamentável.

positivo
0
negativo
0

CARLOS LEITE 26/03/2017

Mais um idiota tentando defender OS BANDIDOS. O Sr. delegado é incapaz de me defender e a população do seu município e quer que eu me renda a bandidagem? Aqui não.

positivo
0
negativo
0

Humberto 24/03/2017

Temos no Brasil, Forças armadas, Policias, Snipers, Esportistas, Polícia Federal, Policia Civil, seguranças, Forças especiais, etc.. TODOS armados, o mais incrível é que todos são BRASILEIROS, ontem passou aqui na rua um grupo do GOE todos armados e todos brasileiros, então esta provado que este secretário e um grande ignorante no assunto. Ou vamos importar homens armados do Uruguai do Paraguai ou EUA para atender este devaneio que brasileiro não é preparado para ter arma? seus seguranças são de qual país?

positivo
0
negativo
0

Raimundo Nonato 24/03/2017

Sr Secretário, os brasileiro não estão preparados para usar armas; somente os bandidos, deixa de falar besteiras doutor ou o senhor não é nato deste País.

positivo
0
negativo
0

João Arnaldo Pereira 23/03/2017

Especialistas são um bando de idiotas, que focam em uma mesa no ar condicionado, e quando vão para suas casas, vão em carros blindados, o brasileiro não está preparado pra andar armado, mais bandidos estão, pra mim é um idiotas petista

positivo
0
negativo
0

Helio 23/03/2017

Esperava mais de um grande Delegado. Então não devemos ter armas pois não somos instruídos em seu uso??? Então cabe ao estado que proibiu o seu uso pela população de bem ou honrar o compromisso de defende lá realmente da bandidagem dando segurança real forçando a modificação de leis anacrônicas ou então qualificar os de Bem para que protejam a si e a sua família. O que não da e para ficar como está.

positivo
0
negativo
0

Rocha 23/03/2017

Sr secretário pede pra sair da pasta, cidadãos de bem se for apto tem que andar sim. pelo visto o Sr está a favor da bandidagem e contra a população

positivo
0
negativo
0

Cacerense 23/03/2017

Tem que liberar o armamento sim na mesma nha opiniao!! A pessoa tem que fazer o registros e todas as provas teóricas e práticas para ganhar o direito de se proteger dentro de sua casa! E saber das responsabilidades de estar armado. Tornando crime inafiançável com penalidades de 5 anos preso se for pego armado nas ruas. Apenas liberar para dentro de sua casa.! Queria ver se bandido entraria na residência de pessoas de bem!

positivo
0
negativo
0

Contribuinte 23/03/2017

Então fala quantas vezes por ano um soldado da PM participa de treinamento de tiro?

positivo
0
negativo
0

José Luiz de Sanctis 23/03/2017

Isso é elitismo de quem se acha superior aos demais cidadãos ou está medindo os outros com a própria régua.

positivo
0
negativo
0

70 comentários

1 de 7
Última