facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Maio de 2024
02 de Maio de 2024

08 de Dezembro de 2013, 16h:31 - A | A

CIDADES / CONCURSO DA ASSEMBLEIA

Candidatos reclamam de \"pegadinhas\" nas provas; 32 mil participam

Os candidatos relataram que em algumas questões, como de língua portuguesa, as alternativas de respostas podiam levar o candidato a se confundir facilmente.

MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO



Quase 33 mil pessoas tiveram como principal atividade nesse domingo (8), a realização das provas do concurso público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que oferece 430 vagas, distribuídas em 53 funções.

Divididos em 27 estabelecimentos de Cuiabá e Várzea Grande, os candidatos de nível superior fizeram as provas de 8h às 12h. Já os de nível médio, no período da tarde. Somente os candidatos às vagas de procurador legislativo, realizaram as provas no sábado (7), e no domingo (8).

Para os candidatos graduados em jornalismo, que fizeram as provas para os cargos de jornalista, pauteiro de TV, repórter e apresentador de TV, e editor de texto, a maior dificuldade encontrada na realização das provas foi quanto às “pegadinhas”. Diversos jornalistas relataram que já esperavam certa dificuldade nas questões de exatas, mas foram surpreendidos pelas questões de língua portuguesa, pois as alternativas de respostas apontavam até duas opções corretas e podiam levar o candidato a se confundir.

Já os candidatos a procurador legislativo ressaltaram, que entre as 80 questões objetivas de múltipla escolha, não tiveram dificuldades nas questões sobre a história de Mato Grosso.
O concurso público oferece 29 funções em nível superior e 24 para nível médio. Os salários variam de R$2.286, para nível médio, até R$6.057 para procurador legislativo.

De acordo com a Assembleia Legislativa, 32.170 pessoas se inscreveram para disputar as vagas de nível médio e superior. Outras 808 para procurador legislativo. No total mais de 3,7 mil foram isentos das taxas de inscrição. Os aprovados devem começar a ser convocados no dia 03 de fevereiro de 2014.


A POLÊMICA

O concurso da ALMT foi lançado em julho, mas foi suspenso após denúncias de irregularidades que levaram à suspensão do edital, além de adiamentos sucessivos do relançamento do edital. Depois da assinatura do distrato com a empresa IDP Concursos e Projetos, no dia 23 de agosto, a empresa realizadora do concurso foi trocada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na época, a anterior responsável alegou que a demanda de inscritos tinha sido ultrapassada. O anunciado pela empresa é de que a demanda prevista era de 17 mil inscritos. Na ocasião o presidente da Assembleia Romoaldo Júnior (PMDB), informou que as inscrições somavam 50 mil candidatos, mas nada ficou confirmado.

VAGAS

Para o nível médio, foram oferecidas as seguintes vagas: almoxarife, arquivista de TV, arquivista documental, auxiliar de repórter cinematográfico de TV, auxiliar técnico de TV, editor(a) de imagens, editor(a) de pós-produção, editor(a) gráfico(a), fotógrafo(a), garçom, motorista, operador(a) de áudio de TV, operador(a) de master de TV, operador (a) de som, operador(a) de vídeo de TV, produtor(a) programador(a) de TV, radialista, secretário(a), serviços gerais, técnico(a) de manutenção de TV, técnico(a) em eletricidade, técnico(a) em informática, técnico(a) hidráulico(a) e técnico(a) legislativo de nível médio.

Já para o nível superior são: administrador(a), analista de sistemas, arquiteto(a), assistente social, bibliotecário(a), contador(a), economista, editor(a) de texto, enfermeiro (a), engenheiro(a) civil, engenheiro(a) de segurança do trabalho, engenheiro(a) elétrico(a), fisioterapeuta, jornalista, pauteiro(a) de TV, professor(a) de espanhol, professor(a) de inglês, professor(a) de português, psicólogo(a), publicitário(a), repórter apresentador(a) de TV, repórter cinematográfico(a) de TV, revisor(a), técnico(a) legislativo(a) de nível superior e procurador(a) legislativo(a).

Comente esta notícia

Regina 09/12/2013

SE A PERGUNTA APONTAVA PARA DUAS RESPOSTAS CORRETAS ELA TEM Q SER ANULADA SIMPLES ASSIM

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1