facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

05 de Fevereiro de 2019, 09h:55 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Tomar laxante para emagrecer funciona?

Apesar da promessa fácil, o uso dos medicamentos dá apenas a impressão de emagrecimento e pode ser maléfica para o intestino

METRÓPOLES



Embora seja uma prática comum, tomar laxante para perder peso não emagrece. O medicamento, na verdade, irá apenas limpar o intestino e, por isso, pode dar a impressão de emagrecimento: com o órgão vazio, a barriga parece menor, menos inchada.

A alteração da flora intestinal consequente do uso contínuo de laxantes pode causar distúrbios, fazendo com que o indivíduo alterne entre períodos de diarreia e prisão de ventre de forma frequente. Por isso, os laxantes só devem ser consumidos mediante orientação médica e em situações específicas.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Os laxantes de contato, que atuam na parede do intestino e estão entre os produtos mais comuns, não devem ser utilizados com muita frequência, pois podem, ainda:

Viciar o intestino, e este passar a só funcionar ao tomar o medicamento;
Provocar desidratação, que é uma situação perigosa;
Conduzir à falta de vitaminasporque na diarreia os eletrólitos são eliminados e as vitaminas dos alimentos não são absorvidas;
Causar doenças cardíacas e complicações renais à longo prazo.

Como soltar o intestino naturalmente

O mais aconselhado para quem sofre com o intestino preso e barriga inchada é investir em alimentos ricos em fibras, como frutas e produtos integrais, que atuam como um laxante natural. Eles favorecem a formação e a hidratação do bolo fecal, eliminando as fezes com mais facilidade e frequência. Caso seja necessário, pode-se tomar suplementos alimentares à base de fibras.

Comente esta notícia