19.08.2019 | 11h20


VEJA DICAS

'Tinder' do emprego facilita vida do candidato em busca de vaga

Trabalhador pode se cadastrar e encontrar oportunidade de acordo com o perfil



A busca por emprego pode ser mais fácil com a ajuda de aplicativos de celular, como Catho, LinkedIn e InfoJobs. Eles estão disponíveis para os sistemas Android e (iOS) e podem ser baixados gratuitamente no Google Play e App Store. Para concorrer a uma vaga é preciso cadastrar seu currículo e fazer contato com as empresas nas quais deseja se candidatar a um posto. O DIA fez uma busca e encontrou 12 aplicativos que podem dar uma mãozinha na hora da busca por uma oportunidade de trabalho. As plataformas permitem encontrar propostas em todo o país, de acordo com a área de atuação do usuário, e dar um "match".


Para aumentar as chances de colocação por meio dos apps, o indicado é registrar todos os seus dados pessoais, formação estudantil e experiências profissionais anteriores. A medida garante uma análise detalhada do perfil por parte das companhias.

TAQE

Com uma interface semelhante ao Tinder, o Taqe - Vagas de Emprego dá um "match" entre candidato e a vaga de emprego. A plataforma exibe vagas de emprego com o objetivo de encontrar os perfis mais adequados para elas. Para isso, o software analisa os profissionais por meio da aplicação de testes de personalidade, lógica, português, entre outros assuntos. A partir de um sistema de pontuação, o usuário pode desbloquear mais vagas e novas funções, conforme as atividades realizadas na plataforma. O serviço também auxilia na preparação do candidato com aulas, testes vocacionais interativos e dicas sobre recursos humanos. Para acessar pela internet o link é https://web.taqe.com.br. 


"Atingimos 500 mil usuários no aplicativo e cerca de cinco mil agendamentos de entrevistas. Alguns perfis atendem a mais de uma vaga e isso aumenta as chances do candidato conseguir um emprego. É 100% gratuito para o candidato, a nossa operação é mantida pelas empresas que buscam profissionais. Desde a criação, alcançamos mais de 40 empresas em nossa plataforma e somamos mais de duas mil vagas", comenta Renato Dias, executivo do TAQE.

SINE

Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo do Sine funciona como um classificado de empregos na internet, possibilitando que empregadores divulguem suas vagas e que empregados encontrem uma oportunidade. Segundo o desenvolvedor, mais de 4 mil novas vagas são anunciadas diariamente em todo o país.

TROVIT EMPREGOS

O app da Trovit permite realizar uma busca nos mais diversos sites de empregos disponíveis na web. Está disponível em 12 idiomas e também permite a ativação de notificações de vagas por e-mail. Através dele é possível filtrar e especificar exatamente o que busca, facilitando assim encontrar a vaga de emprego. É possível procurar também pelo site: empregos.trovit.com.br.

VAGAS

O aplicativo Vagas é grátis e sincroniza todas as informações do site de mesmo nome (www.vagas.com.br) — caso o trabalhador não tenha cadastro, é preciso criar uma conta para conseguir acessar. O sistema de busca permite filtragem por cargo, empresa, localização ou por código de identificação da própria plataforma. O app mostra o histórico detalhado de cada candidatura do usuário, em formato de linha do tempo. Isso permite checar se a empresa visualizou o currículo ou se deu algum retorno sobre uma possível seleção, seja positivo ou negativo. 

INDEED

Para procurar vagas no site Indeed (www.indeed.com.br) não é preciso se cadastrar, pois o aplicativo exibe as oportunidades de forma gratuita para qualquer usuário. Desta forma, basta digitar o cargo almejado e a localização para que sejam exibidas as opções disponíveis. O site tem um aplicativo gratuito com suporte para Android e iOS, o Empregos. Ele lista vagas de empregos em 28 idiomas e em mais de 50 países. O usuário faz pesquisa de oportunidades por meio do GPS do celular em centenas de sites de empregos, agências de recrutamento e empresas, podendo salvar as vagas que mais interessarem.

INFOJOBS

A página inicial do InfoJobs (www.infojobs.com.br) permite fazer uma pesquisa por vagas de emprego, a partir do cargo desejado, da localização ou da área profissional — o aplicativo mostra opções pré-determinadas como "Administração", "Comunicação", "Vendas" e "Engenharia", o que facilita na hora da pesquisa. O usuário tem acesso à data em que a oportunidade foi publicada para evitar se cadastrar em vagas antigas ou que já foram preenchidas. Para se inscrever na vaga, os candidatos precisam fazer um cadastro no aplicativo e realizar o login para preencher o currículo. O trabalhador pode investir em algumas vagas de forma gratuita.

CATHO

Uma das plataformas de emprego online mais conhecidas do país, a Catho (www.catho.com.br) também tem um aplicativo para celulares com sistema do Google e da Apple. Além do cargo e da localização, o usuário pode determinar o valor do salário desejado para encontrar vagas de acordo com seu perfil, e ainda marcar as opções como favoritas para encontrá-las mais rápido posteriormente. O sistema também mostra o tempo que a empresa anuncia na plataforma e quantos empregos ela já gerou, com o objetivo de assegurar a credibilidade da companhia. É possível usar o aplicativo gratuitamente, sem login. A conta no serviço é exigência para os interessados em se candidatar a uma vaga. 

WORKER HUNT

O objetivo da ferramenta Worker Hunt é facilitar a busca dos recrutadores por profissionais que se encaixem no perfil determinado pela empresa. Para isso, o usuário se cadastra, seleciona um perfil (Worker, TraineeWorker e FreeWorker), atualiza seu currículo e espera ser selecionado por uma das empresas que fez consulta. Gratuito e disponível para Android e iOS. A plataforma também tem site: www.kria.vc/startups/worker-hunt.

LINKEDIN JOB SEARCH

Gratuito com versões para iOS e Android, o applicativo LinkedIn Job Search interliga os dados do perfil e as conexões no LinkedIn do usuário, com acesso à ferramenta de vagas de emprego da rede social, o que possibilita a busca por oportunidades de carreira mais adequadas ao perfil do candidato. O candidato pode acessar https://pt.linkedin.com/jobs.

JOBR

O Jobr é um aplicativo para encontrar vagas de emprego e talentos. O serviço funciona de maneira semelhante ao Tinder: os candidatos analisam vagas e deslizam para a esquerda para rejeitar ou para a direita para se candidatar ao emprego. Para usar o Jobr, os usuários devem ter perfil no LinkedIn. Depois de baixar o aplicativo, é necessário autorizá-lo a usar as informações para carregar dados como currículo, experiências anteriores e áreas de interesse. Baseado nessas e em outras informações, como faixa salarial, localização, campo de atuação, formação acadêmica e outras habilidades, o Jobr busca oferecer apenas vagas relevantes para o candidato. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

EMPREGO LIGADO

O app Emprego Ligado (www.empregoligado.com.br/) ajuda o profissional a encontrar um emprego próximo de casa. Basta fazer cadastro no app e inserir dados como área de interesse e escolaridade e, de acordo com sua localização, você receberá alertas de vagas. Gratuito e disponível para Android.

GOOWIT

Estreante, o Goowit é a primeira rede social gratuita do mundo para conectar desempregados com perfil ideal das vagas disponíveis no mercado. O acesso é gratuito para os usuários, mas as empresas deverão pagar mensalidades após algum período para utilizar as ferramentas.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER