facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

16 de Junho de 2011, 14h:36 - A | A

VARIEDADES /

Período de festas juninas requer cuidados especiais com a rede elétrica



DA REDAÇÃO 14h05

O mês de junho é lembrado pelas fogueiras, bandeirolas e quadrilhas, que não podem faltar nas festas juninas. Nesse período, aumentam os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. De acordo com o engenheiro eletricista da Cemat, Heitor Ragalci Galdino, é fundamental que a população tome determinados cuidados para evitar que um momento de festividade se transforme em tragédia.

Galdino, que coordena o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Cemat, alerta que a principal dica é manter sempre uma distância segura da rede elétrica. "Manter a distância é uma maneira de evitar acidentes, que podem ser provocados, entre outros fatores, por materiais jogados na rede", explica o engenheiro.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Outro fator a ser considerado ao planejar um evento de grande porte é a realização de um projeto elétrico de instalação, feito por um profissional especializado. Esse projeto contemplará o dimensionamento correto e a proteção seletiva para garantir que, em caso de falhas, somente o trecho defeituoso seja desligado automaticamente.

As ligações irregulares também precisam ser evitadas - além de ser crime, o 'gato' traz risco à vida das pessoas. "Para fazer a festa de forma regular, basta que os organizadores procurem uma agência da Cemat e solicitem uma ligação provisória", explica Heitor.

As bandeirolas e demais enfeites são geralmente de papel, material com alto grau de combustão. Por isso, não devem ser afixados próximo à fiação elétrica, pois podem provocar incêndios. Também não se deve usar os postes e padrões de energia para amarrar esse tipo de material.

Ao montar barracas, camarotes, arquibancadas e palcos, é necessário garantir uma distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. Essa mesma distância deve ser cumprida no caso das festas em que serão utilizados veículos de som, especialmente os trios elétricos.

O engenheiro ressalta ainda alguns cuidados que precisam ser considerados ao manusear fogos de artifício. "Isso deve ser feito apenas por adultos e em locais bem distantes da rede elétrica. Soltar balões também é um ato inconcebível, pois pode causar queimadas e provocar sérios acidentes", enfatiza.

Procedimentos em caso de acidentes com a rede de distribuição:

- Isolar o local;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Não tentar retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com os fios, sem que antes um profissional assegure que a energia foi desligada;
- Acione imediatamente a Cemat, pelo telefone 0800 6464 196.

 

 

Comente esta notícia