facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

18 de Setembro de 2012, 14h:23 - A | A

VARIEDADES / MOSTRA

Cuiabá recebe hoje a programação do Circuito Cultural Lusófono

O Circuito Cultural Lusófono, que inicia hoje (18), pretende unir países de língua portuguesa pela arte

FOLHA DO ESTADO



De acordo com o dicionário Aurélio, lusofonia significa o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões e cidades falantes da língua portuguesa. Seguindo a lógica da união pela língua portuguesa, o Circuito Cultural Lusófono, que inicia hoje (18), pretende unir países de língua portuguesa pela arte.

A solenidade de abertura do evento ocorre no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 20h e conta com concerto especial da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, sob a direção artística do maestro Murilo Alves. Na ocasião, a Orquestra se apresenta junto ao cantor e compositor Manuel de Candinho (Cabo Verde). 

Além da música, a programação está composta por apresentações teatrais e projeção de filmes dos países que praticam a língua portuguesa. Nos dia 19 e 20 de setembro, no auditório do Pavilhão das Artes, das 15h às 17h é a vez do Ciclo de Cinema dos países de língua portuguesa. Ainda dia 19, só que no Centro de Eventos do Pantanal, às 20h, ocorre apresentação musical com o violonista e compositor mato-grossense Amauri Lobo; 21h, Concerto Musi cal de Cabo Verde (África) com Assol Garcia, Manuel de Candinho e Caco Alves.

No dia 20, o local do CCL será o Cine Teatro Cuiabá, às 20h, quando ocorre apresentação da peça teatral “O incorruptível”, com Gil Filipe, de Lisboa – Portugal. Vale lembrar que toda a programação é gratuita.

O CCL, conforme explicam os organizadores, é um Programa concebido em torno de três eixos distintos, mas complementares: 1) Microações regulares de intercâmbio e cooperação; 2) Festival “Na Ponta da Língua: Artes dos Povos que Falam Português” e 3) Casas da Lusofonia. Em Mato Grosso será desenvolvido neste momento o primeiro eixo, que consiste em ações desenvolvidas de forma flexível, com envolvimento ativo de agentes culturais locais e adaptadas às realidades e disponibilidades de cada lugar em que decorram, num número o mais amplo possível de cidades e regiões.

Oportunidade- Circuito Cultural Lusófono (CCL) é um programa permanente de intercâmbio que envolve países que falam a língua portuguesa pelo mundo (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe).

Estão presentes nesta edição: Cabo Verde e Guiné Bissau (África) Portugal e Brasil. A ideia é reforçar o envolvimento da cidade neste Programa de forma regular e continuada a partir de agora, conforme os organizadores da ong portuguesa Etnia, que tem a colaboração no Brasil do Instituto Cultural Lusófono (ICL) e no Mato Grosso do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e do Sebrae/MT. 

“O Circuito Cultural Lusófono é uma oportunidade de difusão da produção artística entre os países que falam a língua portuguesa. Tem um enorme potencial para fortalecer as conexões entre essas nações. É importante para Mato Grosso receber a cultura de países como a África e Portugal, tendo a arte como porta de entrada para outras oportunidades de negócios entre os países que falam a língua portuguesa”, almeja Magna Domingues, gestora do Pavilhão das Artes. 

Informações - Os interessados em participar podem entrar em contato com a administração do Pavilhão das Artes – Palácio da Instrução ou pelo site www.pavilhaodasartes.com. Informações pelos telefones 3613-9230 e 3613-0206. 

Comente esta notícia