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Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

12 de Fevereiro de 2021, 17h:55 - A | A

VARIEDADES / COBRANÇA ABUSIVA

Banco é condenado a indenizar em R$ 3 mil cliente que recebeu 250 ligações

Além dos telefonemas, o banco ainda teria enviado mensagens pelo aplicativo WhatsApp pessoal e de conhecidos. Foram registrados 60 telefonemas em apenas um dia

REVISTA FÓRUM



Após receber 250 ligações de cobrança em 12 dias, por conta das parcelas atrasadas de um financiamento de imóvel, uma cliente do Banco Pan receberá indenização de R$ 3 mil.

A instituição financeira foi condenada pela juíza do 5º Juizado Especial Cível de Brasília, Rita de Cássia de Cerqueira Lima Rocha, por danos morais por conta da cobrança abusiva. O caso ainda cabe recurso por parte do banco.

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Além dos telefonemas, o banco ainda teria enviado mensagens pelo aplicativo WhatsApp pessoal e de conhecidos. Foram registrados 60 telefonemas em apenas um dia.

De acordo com a juíza em sua sentença, “a realização de diversas ligações ao celular do Autor, ainda que referente a débito existente e reconhecido, configura abuso, nos termos do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, ultrapassando o exercício regular de direito e os meros dissabores do cotidiano, pois atenta contra a paz do consumidor”.

Além da indenização por danos morais, o Banco Pan foi condenado ao pagamento de multa de R$ 9.600 pelo descumprimento da decisão liminar, e determinou o prazo de dois dias para que a instituição financeira interrompa qualquer contato telefônico e de mensagens com a cliente.

Com informações da coluna de Fausto Macedo

 

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