facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Maio de 2024
14 de Maio de 2024

03 de Dezembro de 2019, 10h:33 - A | A

POLÍCIA / FRAUDE NO INSS

PF prende acusado de falsificar documentos para aposentar índios de MT

Além do mandado de prisão, agentes federais cumpriram ordem de busca e apreensão em Sinop. O nome do alvo não foi divulgado porque as investigações estão em sigilo.

KAROLLEN NADESKA
DA REDAÇÃO



A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (03), em Sinop (500 km da Capital), ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal contra um fraudador de documentos que visava à obtenção de benefícios da Previdência Social, mediante falsificação de documentos.

Segundo a Polícia Federal, dois mandados - sendo um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão - contra um investigado de executar fraudes em documentos públicos foram cumpridos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme as investigações, CPFs, RGs, certidões de nascimento e registros administrativos de indígenas, entre outros documentos, foram falsificados para que indígenas pudessem pleitear junto à Previdência Social a concessão dos benefícios de aposentadoria rural e salário-maternidade.

As fraudes consistiam especificamente na falsificação dos citados documentos para que as mesmas pessoas pudessem requerer vários benefícios ao mesmo tempo.

Os pedidos de benefícios assistenciais e previdenciários eram protocolados em diversas agências da Previdência Social de municípios da região norte de Mato Grosso e da região sul do Estado do Pará para dificultar a identificação das fraudes.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos documentos relacionados com as investigações e o principal responsável pelas fraudes, que não é indígena, foi preso e responderá pelo crime previsto no §3º, do artigo 171, do Código Penal.

Os mandados estão sendo cumpridos por agentes na sede da Polícia Federal de Sinop.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

joana 03/12/2019

indio aposenta???

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1