facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024

12 de Julho de 2019, 11h:02 - A | A

PODERES / PRESSÃO NO SENADO

Selma: Sou contra incluir estados e municípios na Reforma da Previdência

Para senadora mato-grossense, cada estado tem sua realidade e deve cobrir o seu rombo da Previdência de maneira interna.

MARCIO CAMILO
DA REPORTAGEM



A senadora Selma Arruda (PSL) disse que é contra incluir municípios e estados na Reforma da Previdência, que está sendo aprovada pelo Congresso Nacional. No entendimento dela, a proposta é inviável, pois cada região do país tem sua realidade.

O texto já foi aprovado com três emendas em primeira votação na Câmara dos Deputados. Haverá uma segunda votação na Casa e depois a PEC, que estabelece regras mais rígidas para aposentadoria,será analisada no Senado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Existe uma forte pressão dos governadores, em cima das bacadas de deputados federais dos estados, para que a proposta inclua os estados e municípios. O governador Mauro Mendes (DEM), inclusive, é um dos grandes defensores dessa tese.

"Sou contra. Eu acho que não deve incluir [estados e municípios]. Cada um deve, de acordo com suas realidades e características, deve regular internamente", disse.

Mas Selma não concorda com o governador. Defende que cada Estado tem sua realidade e precisa resolver o seu rombo da Previdência de maneira interna, aprovando uma lei na Assembleia Legislativa.

Em Mato Grosso, segundo a equipe econômica do Governo, o rombo na seguridade social dos servidores é de R$ 1 bilhão.

"Sou contra. Eu acho que não deve incluir [estados e municípios]. Cada um deve, de acordo com suas realidades e características, deve regular internamente", disse em conversa com jornalistas durante evento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (12).

Acrescentou que de fato existe uma articulação nos bastidores do Senado para tentar incluir os estados e municípios na reforma, mas que se depender dela, a proposta não irá vingar.

Comente esta notícia