facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Maio de 2024
04 de Maio de 2024

24 de Maio de 2020, 07h:30 - A | A

PODERES / PANDEMÔNIO POLÍTICO

Secretário: Ano eleitoral dificulta decisões de prefeitos na pandemia

Gilberto Figueiredo enfatiza que Mato Grosso atingiu o índice mais baixo de isolamento chegando a 34% em algumas cidades

ANDRÉIA FONTES
DA REDAÇÃO



“Parece que sendo ano político, com eleições municipais, alguns gestores estão tendo dificuldades em tomar decisões à luz das recomendações sanitárias e diante os pleitos das atividades econômicas”. A afirmação é do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que reforça que desde o início da pandemia do novo coronavírus está claro que é responsabilidade dos gestores municiais a adoção de medidas restritivas.

Ele enfatiza que as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus “não é mais segredo para nenhum gestor” e reafirmou que em época de pandemia “não há decisão fácil”.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“O transporte do coronavírus é feito pelas pessoas e depende da distância que uma mantém da outra”, lembrando que a flexibilização das atividades econômicas reflete em maior número de pessoas circulando e, consequentemente, no aumento de casos de covid-19.

Figueiredo reforça que já é evidente que as pessoas com comorbidades são mais vulneráveis ao vírus, sendo as principais vítimas dos casos graves e óbitos. Diante disso, reforça a necessidade destas pessoas ficarem em isolamento social. “Mas isso parece que não está acontecendo. Temos uma taxa de letalidade de 2,9% em Mato Grosso, mas uma alta capacidade de infecção. Sem isolamento, essas pessoas estão mais vulneráveis”.

O secretário ressaltou que em reunião durante a semana, de todos os secretários de estado, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, enfatizou que o Centro-Oeste deve ter um crescimento substancial de casos de covid-19, principalmente com a chegada do inverno. “Tem município que flexibilizou demais. Hoje temos a menor taxa de isolamento desde o início da pandemia, em torno de 43%. Mas há cidades que este índice chega a apenas 34%”.

Comente esta notícia

Parasita 24/05/2020

O secretário Gilberto está guardando várias ambulâncias para serem distribuidas assim q definirem a data das eleições, para começar a sua campanha. Prega isolamento mas a secretaria esta aberta das 7:00 h ás 19:00 h, e os servidores q não são do grupo de risco estão impedidos de tirar licença ou férias q rem direito, incoerente. E também esta tocando reformas na secretaria, gerando grande aglomeração.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1