facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024

24 de Abril de 2024, 18h:15 - A | A

PODERES / CRÉDITO AO EMPREENDEDOR

Ministro anuncia pacote de medidas para micro e pequenos empresários

O programa Acredita, foi assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula, e tem o objetivo de garantir mais apoio ao Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas.

DO REPÓRTER MT



O ministro do Empreendedorismo Márcio França anunciou pacotes de medidas que vão ampliar o acesso ao crédito de pequenos empresários. O anúncio foi feito nessa terça-feira (23) ao lado de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Na ocasião, Mário França detalhou a estratégia do programa Acredita, recém-lançado pelo Governo Federal. “Este foi um dia muito feliz, porque ontem nós lançamos em Brasília programas especiais para os empreendedores, começando pelo Desenrola para as pessoas jurídicas. A gente quer que o Brasil volte a crescer com o crescimento dos pequenos empreendedores.”

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

França também citou o Crédito 360, que facilitará a concessão de empréstimos. “As pessoas poderão levantar até 1/3 do faturamento do ano passado e, se for uma mulher no comando da empresa, o valor é de até 50% a menos. A ideia é injetar dinheiro na economia para que as pessoas possam comprar coisas para seus negócios, acumular estoque e vender mais barato, gerando empregos.”

O conselheiro Sergio Ricardo, presidente do TCE-MT, acredita que as medidas são fundamentais para o desenvolvimento do estado. Ele destacou a sólida estrutura do agronegócio em Mato Grosso, mas reafirmou a carência de promoção das micro, pequenas e médias empresas. “Não tem outro jeito, porque o agronegócio não é para todos. A solução para Mato Grosso crescer de forma equilibrada, crescer para todo mundo, é investir naqueles que querem empreender.”

De acordo com o presidente, o avanço do setor garantirá a geração de emprego e renda, trazendo a possibilidade de que os cidadãos encontrem boas condições de vida em suas próprias cidades, sem precisar migrar.

Programa Acredita

O programa Acredita, assinado nessa terça-feira pelo presidente Lula, tem o objetivo de garantir mais apoio ao Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas. O Desenrola para pessoa jurídica tem o mesmo objetivo do Desenrola para pessoa física, reduzir dividas do empreendedor, o programa anterior resultou em uma renegociação de 50 bilhões em dívidas.

O ProCred 360 estabelece condições especiais de taxas e garantias por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para operações destinadas a MEIs e microempresas com faturamento anual limitado a R$ 360 mil. As taxas de juros são competitivas, fixadas em Selic + 5% ao ano.

Microempreendedores Individuais (MEIs) e os micro e pequenos empresários representam 95% do total de empresas ativas no Brasil, eles desempenham um papel crucial na economia, contribuindo com mais de 55% dos lucros formais gerados e representando 32% do Produto Interno Bruto (PIB). Apenas no último ano, esses setores foram responsáveis por oito em cada dez novos empregos com carteira assinada no país.

 

Comente esta notícia