01.02.2017 | 12h00


HARMONIA ENTRE PODERES

Em posse, Taques ressalta respeito à Assembleia e elogia atuação da oposição

Governador destinou discurso ao fortalecimento da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo


DA REDAÇÃO

Em discurso na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o governador Pedro Taques (PSDB) fez questão de ressaltar o respeito do Executivo pelo Parlamento e elogiar a atuação da oposição, que tem como líderes a deputada Janaina Riva (PMDB) e o deputado Zeca Viana (PDT).

"Não há democracia sem oposição, sem crítica, sem fiscalização. Por isso, rendi minhas homenagens à oposição dessa casa. Uma oposição leal, descente, que quer contribuir com o desenvolvimento dessa casa", disse o governador.

“Tenho a ciência da importância do Poder Legislativo. Não há democracia sem oposição, sem crítica, sem fiscalização. Por isso, rendi minhas homenagens à oposição dessa casa. Uma oposição leal, descente, que quer contribuir com o desenvolvimento dessa casa. Desejamos juntos o bem do povo”, declarou o governador.

Taques citou os filósofos Aristóteles  e Montesquieu para detalhar a necessidade do respeito do poder compartilhado entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Todos os dias eu ligo, no gabinete que ocupo, e fico assistindo no dia das sessões, os deputados,  e sei da importância de cada crítica e uma coisa precisamos ter para estar na política: paciência, paciência e paciência. Vou encerrar porque não sei nada. Não quero ser nada. Não deixo de ser nada, mas dentro de mim trago todos os sonhos do mundo. O sonho da sociedade mais justa, mais livre, mais ordinária”, ressaltou.

O chefe do Executivo afirmou que espera a parceria do Legislativo para cumprir projetos para  no restante de sua gestão.

“Temos mais dois anos de atuação e para mim seria muito mais interessante se vivêssemos em um Estado parlamentarista. Para que eu pudesse vir todo mês a essa casa, prestar contas do nosso trabalho, porque  não há melhor detergente do que a luz do sol”.

Sobre a gestão do biênio passado, o governador agradeceu a Assembleia por ter aprovado 99 dos 117 projetos que foram encaminhados pelo Executivo.

 

A posse foi o terceiro evento da Assembleia, que Taques prestigiou como governador. O tucano destacou que a presença maciça das autoridades representavam a aprovação pela atuação de Guilherme Maluf na presidência e o relacionamento com os demais deputados.

Entre as matérias de maior repercussão que devem entrar em pauta, já nas primeiras votações da Assembleia, está a aprovação de contas do governador Pedro Taques (PSDB), referentes ao exercício 2015, deve voltar ao plenário após a devolução da deputada Janaína Riva (PMDB), que deve ocorrer na primeira sessão ordinária.

A parlamentar pediu vista na sessão realizada no dia 11 de janeiro para realizar uma análise na matéria.

Outro assunto de grande relevância é a Reforma Tributária, que já tramita no Parlamento e deve gerar novos debates antes de ser apreciada pelos deputados.

Há expectativa também pelo envio do projeto de lei complementar que limita os gastos públicos, além da Reforma Administrativa.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER