facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
19 de Maio de 2024

25 de Setembro de 2021, 14h:20 - A | A

PODERES / CORRIDA À PRESIDÊNCIA

Defensor da 3ª via, Botelho só vê chance se Lula ou Bolsonaro não concorrer em 2022

Deputado diz que Bolsonaro e Lula têm eleitores consistentes e níveis de aprovação altos para serem alcançados em um ano

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) segue o entendimento do partido e defende que uma terceira opção de candidatura à Presidência da República seja colocada para 2022 - a chamada “terceira via”. Entretanto, Botelho avalia que o nome deve enfrentar dificuldades se tiver que concorrer contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

“Eu só acredito nessa terceira via se caso sair um dos dois, ou Bolsonaro ou Lula. Se continuarem, essa terceira via vai ser muito difícil de se viabilizar”, ponderou o deputado nesta semana.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Botelho observou que os níveis de aceitação das candidaturas de Bolsonaro e Lula são muito altos para que um candidato tente batê-los até a eleição de 2022.

“Nenhum candidato conseguiria atingir esse patamar até o ano que vem, para a eleição. Acho muito difícil, a menos que um saia do páreo. Eleição é eleição, muda rapidamente, mas o que é que acontece: eles estão alto com eleitores consistentes e firmes. Bolsonaro tem lá 30% e são dele, esse número não muda. O PT também tem eleitor muito forte, o Lula também. Por isso acho muito difícil essa terceira via”, disse.

Leia também - Mauro rebate Bolsonaro e diz que Brasil vai ser o país da desinformação

De acordo com a última pesquisa do Ipec divulgada no dia 22 de setembro, Bolsonaro tem 23% das intenções de voto, enquanto Lula lidera com 48% para as eleições de 2022. A pesquisa considerou 2.002 entrevistas realizadas em 141 municípios entre os dias 16 a 20 de setembro.

Contudo, outras pesquisas eleitorais têm apontado que a população aguarda uma terceira via que ainda não teria sido colocada. Isso porque o percentual daqueles que não querem nem Lula e nem Bolsonaro, supera os favoritos.

Partido de Botelho, o Democratas já se mobiliza para lançar um candidato na corrida presidencial. O nome mais forte até o momento é do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Entretanto, o DEM passa por uma fusão com o PSL, o que pode alterar os planos para 2022.

O PSDB, do governador de São Paulo, João Doria, também busca um nome para apontar como opção para os eleitores. Doria, que polariza rixa com Bolsonaro, já se apontou como pré-candidato. Entretanto, diante da rejeição a seu nome por parte dos correligionários e da própria população, o partido estuda outros três nomes para lançamento. Prévia nacional marcada para novembro vai decidir quem será o candidato tucano.

Comente esta notícia

Lia Souza 26/09/2021

Nhô botelho, só tem meia verdade nessa frase: a terceira via só tem chance se LULA não for candidato. Com Lula candidato não tem pra ninguém, aceita que dói menos!!!

positivo
0
negativo
0

Maria Auxiliadora 26/09/2021

Bolsonaro é o ser vivo mais desprovido de boa fé e de caráter que perambula em terras tupiniquins, não sustenta até o lanche das 09h o que afirma no café da manhã, então como não tem mais a estratégia das facadas e justiça está pegando os disseminadores de fakes news e estas foram as únicas ferramentas de camapnh de bolsonaro e a choldra, acredito que ele desista sim. Já Lula, duvideodó. Da primeira vez foi alijado do processo a custas de fraude, agora esse expediente não vai funcionar mais. Então, se preparem que teremos um presidente respeitado e admirado no mundo e amado pelos trabalhadores com consciência de classe. Que venham os dias melhores, pois gasolina a 7 e carne de terceira a 51 contos só sendo muito muito sequelado ou muito rico para achar bom!

positivo
0
negativo
0

Fenix 25/09/2021

BOLSONARO E UMA AMEACA À PAZ MUNDIAL, LADRA COMO HITLER. DEFENDE AS MESMAS IDEOLOGIAS QUE HITLER ATE O NACIONALISMO EXARCEBADO ESTA NO APICE DE SUA DEFESA. EM 2017 EU DISSE QUE ELE TENTARIA UM GOLPE E NAO ERREI, ESTE ANO ELE TENTOU INSULFLAR UM BANDO DE IMPENSANTES A DESTITUIIR O STF. SE ESSE SUJEITO GANHAR PODEMOS CRER QUE O MUNDO ESTARA A MARGEM DA 3A GUERRA, POIS ELE SERA O MOTOR PARA ESSA GUERRA. NAO POSSO ACREDITAR QUE OS LIDERES DEATA NACAO NAO FARAO ALGO PARA FREAR O BOLSONARO. E A MELHOR ALTERNATIVA E DAR A ELE UM FIM COMO DERAM A NAPOLEAO.

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1