23.02.2012 | 07h51


OIRAN GUITIERREZ

Vamos lutar pelas nossas maravilhas....



No início de dezembro do ano passado, fomos convidados para participar de um encontro da secretaria de turismo de três estados em Foz do Iguaçu, onde participaram os representantes das secretarias municipais de Cuiabá, Foz e também das secretarias estaduais do Paraná, Rio de Janeiro e de Mato Grosso, além da Secretaria de Comunicação, a nossa Secom. Na ocasião, fomos dar apoio á nossa secretária, Teté Bezerra. Fomos ao evento “desconfiados”, afinal, já participamos de tantos nas últimas décadas. Mas, para a minha surpresa, pude observar que não se tratava de mais um "lero lero".

Todos estavam, estudando um planejamento estratégico, como aproveitar o fato das três maravilhas do planeta (Cristo Redentor, Cataratas e Amazônia), estarem em um único país, e, como fazer para "vender" estes produtos. Junto a estas maravilhas, a "cerejinha do bolo" o nosso Pantanal, nada menos que classificado como o patrimônio mundial e reserva da biosfera pela Unesco. A Amazônia Mato-grossense é um espetáculo á parte. Não poderia deixar de parabenizar a nossa secretária, que teve a percepção de envolver os outros estados nesta meta.

Durante o evento, eu presenciei que tanto o Rio de Janeiro quanto o Paraná "compraram", a idéia. A nossa Secom ficou de apresentar este mês o projeto, incluindo as peças publicitárias. Novamente para minha surpresa, no ultimo dia 9, em uma feira de turismo em São Paulo foi realizada a apresentação do projeto com a presença de todos os envolvidos. A campanha deverá ser encampada pela Embratur. Vamos torcer para que ela saia de fato do projeto e passe a veicular em nível nacional. Passei a acreditar, afinal são três estados, com força política e estes estados serão sedes da Copa Fifa. Oxalá, vamos fazer "figuinha" para que tudo dê certo, a divulgação das três maravilhas com a nossa "cerejinha", nos quatro cantos do terra. A campanha deverá ser lançada no próximo mês em Berlim na maior feira de turismo de nosso planeta.

O cristo redentor e as cataratas já são produtos fortes nas mídias nacional e mundial. Para terem uma idéia: de cada três turistas estrangeiros, dois entram pelo Rio de Janeiro, então, temos convicção que o maior beneficiado com esta campanha será o nosso estado, certamente pegaremos uma boa "carona ". Agora, temos que correr com nossa infra-estrutura e acreditar que o governo de Silval Barbosa deverá ser o grande divisor de águas do que temos e o que seremos.

Este ano sim ou sim, teremos que duplicar a estrada e abrir Chapada, arrancar os tapumes da salgadeira e do portão do inferno, licitar novamente a construção do tal bondinho, além de arrumar o mirante para fique descente. O Instituto Chico Mendes (Parque da Chapada) também tem que agilizar as obras, vamos ajeitar o véu de noiva a cachoeirinha e outros pontos. O tempo urge !!!

A comunidade de Bom Jardim (distrito Nobres) tem que inaugurar ainda neste semestre o asfalto, para facilitar o acesso, melhorar os serviços de comunicação, saúde, segurança, além de titularizar suas áreas. Com relação ao pantanal, é preciso levar o asfalto até o portal da transpantaneira e criar um receptivo no local, deixar uma patrulha mecanizada concertando as mais de cem pontes, que estão em situação precária, cascalhando, abaulando, patrolando a nossa judiada estrada transpantaneira. Dizem ser a estrada parque, que de parque não tem nada.

Enfim, continuo como um eterno "sonhador", acreditando que tudo irá acontecer, pois estamos próximos a acessar os recursos do Prodetur (através do BNDES). Deverá ser liberado quase meio bilhão de reais, que dará para fazer tudo isto e muito mais. E se isto não acontecer a nossa aparição na Copa Fifa - com certeza será um desastre monumental....

(*) Oiran Gutierrez – é empresário do setor de turismo oirangutierrez@hotmail.com

Os artigos assinados são de responsabilidade do autor, não apresentando, portanto, a opinião do site ReporterMT.











COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Repórter MT. Clique aqui para denunciar um comentário.


Confira também nesta seção:
20.09.19 08h14 »  Cassação de Selma é patifaria contra a Lava Jato
20.09.19 07h55 »  Plante esta ideia
20.09.19 07h55 »  Impunidade
20.09.19 07h55 »  A importância da ciência
20.09.19 07h55 »  Setembro Amarelo
19.09.19 08h32 »  Centro Histórico de Cuiabá
19.09.19 08h28 »  Mobilidade
19.09.19 08h26 »  Foi golpe!
19.09.19 08h21 »  Andar desarmado
18.09.19 08h21 »  O que eles são?

INFORME PUBLICITÁRIO

TV REPÓRTER