facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

22 de Fevereiro de 2020, 07h:55 - A | A

OPINIÃO / VICENTE VUOLO

Nos trilhos de San Francisco

Uma das cidades mais incríveis do mundo. Famosa pela ponte Golden Gate



Depois de visitar Los Angeles e Carmel, a minha viagem pela Califórnia prossegue até chegar a San Francisco, uma das cidades mais incríveis do mundo. Famosa pela ponte Golden Gate, pela ilha de Alcatraz, pelos bondes históricos, pelas íngremes colinas, por Chinatown, por construções em estilo vitoriano “Grand Dame”, dentre outras atrações.                  

San Francisco, também, é muito lembrada pela música “San Francisco Night”, de grande sucesso, desde 1967, até hoje, escrita por Eric Burdon e membros do grupo The Animals. A banda escreveu como uma música de protesto contra a Guerra do Vietnã. Eric Burdon disse: “ A geração do amor ajudou a postura anti-guerra nos Estados Unidos”.           

Quem assiste toda essa beleza e riqueza dessa cidade, e deslumbra com   a agitação na Union Square, a orla cercada de lojas e restaurantes, o famoso cais Fisherman’s Wharf (Pier 39), nunca pode imaginar que essa magnífica cidade foi abatida por um terremoto avassalador, considerado até os dias atuais, como um dos piores desastres naturais de todos os tempos.

O abalo sísmico, que atingiu 8,25 na escala Richter, aconteceu no dia 18 de abril de 1906, às 5:14 da manhã do horário local, causou a destruição de 28 mil estruturas de casas, prédios e edifícios espalhados por toda a cidade. Mais graves foram os incêndios que se seguiram ao terremoto, proveniente de lampiões de querosene arrebentados, explosões de tubos de gás e da queda de fios de eletricidade.               

Mas, os habitantes de San Francisco rapidamente reconstruíram a cidade. Em 1915, a cidade inaugurou o Palácio Belas Artes que sediou a Exposição Internacional do Panamá e do Pacífico, para homenagear a abertura do Canal do Panamá. A San Francisco – Bay Bridge foi inaugurada em 1936 e, um ano depois, a Ponte Golden Gate foi aberta.

Um programa extensivo de renovação urbana foi realizado na cidade ao longo da década de 1950. Hoje, há mais de 50 colinas dentro dos limites da cidade com alguns bairros nomeados em homenagem ao monte em que se encontram como Nob Hill, Potrero Hill e Russian Hill. Twin Peaks, um par de colinas que formam um dos pontos mais altos da cidade, constitui um ponto turístico popular. A mais alta colina de San Francisco, o Monte Davidson, tem 283 metros de altura, cujo cume tem uma cruz com 31 metros de altura, construída em 1934.               

A imensa área verde de San Francisco traz mais qualidade de vida aos seus habitantes. Existem mais de 220 parques. O maior deles é o Golden Gate Park, que se estende do centro até a oeste do Oceano Pacífico. É rico em atrações culturais e naturais, como o Conservatório de Flores, o Jardim de Chá e o Jardim Botânico.

Mas, não há como deixar de visitar o Muir Woods National Monument, uma das últimas reservas de sequoias gigantes da costa da Califórnia.

As gigantescas sequoias foram preservadas graças ao naturalista John Muir. O parque foi criado durante a gestão do Presidente Roosevelt e é hoje o parque de sequoias mais visitado do mundo.                

Outro ponto forte de San Francisco é a educação. A região metropolitana possui duas das mais prestigiadas universidades do mundo: A Universidade pública de Berkeley, situada na costa leste da baía de San Francisco. Ex-alunos, professores e pesquisadores da UC Berkeley possuem 104 prêmios Nobel.

A outra potência, é a Universidade de Stanford, universidade de pesquisa privada, situada em Palo Alto, coração do Vale do Silício. É um dos maiores centros de atividade startup (empresa emergente) do mundo.

A maioria das Stanford Startups são criadas por alunos da Universidade de Stanford, que se formam e se tornam empreendedores. Dentre essas empresas lá originadas, destacam-se HP, CISCO, EBAY, GOOGLE, INSTAGRAM LINKEDIN, NETFLIX, NIKE, NVIDIA, SUN MICROSYSTEMS, TESLA e YAHOO.                  

Rica em cultura, arte e história, San Francisco possui uma das atrações mais autênticas e tradicionais para se curtir uma cidade. O sistema de bondes (Cable Cars) é o único do mundo com operação manual, está em funcionamento desde 1873 e recebe cerca de 10 milhões de passageiros por ano. Mais do que um meio de transporte ou uma atração turística, os bondinhos são pequenos museus a céu aberto. As três linhas atuais são sobreviventes de uma época em que os bondes eram o principal meio de transporte e a forma mais segura de encarar as ladeiras íngremes da cidade.                 

O clima de San Francisco é jovem, dinâmico e alegre. Propício ao turismo e ao bem viver. Não é à toa é um dos destinos turísticos mais procurados dos Estados Unidos.                 

Além da importância do apoio aos jovens empreendedores, que acabam dinamizando a economia como um todo, aprendi nessa viagem que o planejamento urbano é fundamental para gerar uma cidade saudável e feliz, com centralidade no respeito ao meio ambiente e sua união com o lazer e com a permanente preocupação com a mobilidade. Lições que trago ao Brasil e ao meu Mato Grosso.

 

Vicente Vuolo é economista, cientista político e coordenador do movimento pró VLT.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia