facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

19 de Maio de 2012, 18h:49 - A | A

OPINIÃO / GABRIEL NOVIS NEVES

Confusão

GABRIEL NOVIS NEVES



É comum as pessoas confundirem João Germano com gênero humano, alhos com bugalhos ou bife ali na mesa com bife à milanesa.

Agora, confundir quinta feira com dia cinco é demais! Isso aconteceu comigo e me causou grande intranquilidade. Depois me certifiquei que cinco de maio cairia em um sábado.

Houve tempo de escrever um pequeno texto lembrando o aniversário de nascimento do único herói mato-grossense reconhecido internacionalmente.

Não sou de escrever sobre efemérides, mas a de Rondon é exercício de cidadania.

Este mimoseano, tão desconhecido na sua terra, não foi só o construtor de linhas telegráficas em fins do século IXX, mas também um dos maiores pacifista desenvolvimentista do mundo.

Em 1890, Rondon colocou uma placa na linha que levava até o Araguaia, dizendo que, aquele que perseguisse um índio bororo, seria perseguido pelo exército brasileiro. Na mesma ocasião o exército americano massacrava os seus índios.

Rondon inspecionou cerca de 17.000 km de fronteiras após construir a linha telegráfica de Mato Grosso ao Amazonas.

O esquecimento de Rondon em seu Estado natal tem efeito negativo maior do que o roubo do dinheiro público, feito através das mais diferentes trapaças.

Infelizmente, confundimos, e fazemos questão de não entender, a diferença entre progresso e desenvolvimento, razão de todo o nosso atraso social, em um Estado rico economicamente.

Cuiabá está virando cidade dormitório, e em todo o nosso território presenciamos lutas de minorias contra os poderosos que se apossaram da terra de Rondon.

Neste cinco de maio a grande homenagem prestada ao nosso Rondon foi a ausência daqueles que tem como obrigação zelar pela nossa história.

Mato Grosso é hoje um Estado para poucos.

Os nossos estadistas estão no Cemitério da Piedade.

O resto é muita confusão.

*Gabriel Novis Neves é médico em Cuiabá.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia