facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024

19 de Outubro de 2012, 09h:00 - A | A

OPINIÃO / NILSON LEITÃO

Código Florestal sofre novos vetos

Junto com o veto, a presidente publicou um decreto que ao final de seu texto traz a informação de que o Cadastro de Área Rural

NILSON LEITÃO



Após todos os trâmites possíveis do Código Florestal pelas casas do legislativo, Câmara e Senado, e passados todos os acordos - prometido e não cumpridos pelo governo federal - a presidente Dilma Rousseff vetou hoje (18), nove trechos do texto aprovado.

 

Junto com o veto, a presidente publicou um decreto que ao final de seu texto traz a informação de que o Cadastro de Área Rural, o CAR, será futuramente regulamentado por meio de portaria conjunta dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

 

A assessoria técnica e jurídica do PSDB encontra-se reunida para analisar as possíveis consequências ocasionadas pelo publicado pela Casa Civil. A preocupação com os vetos, o decreto e a futura portaria é que causem uma confusão jurídica sem precedentes no país.

 

Em uma análise prévia sobre as áreas abandonadas ou pousil, o que se pode observar é que o alvoroço que está por vir será grande: os textos estão confusos e inconclusivos. A forma como tudo está acontecendo é inexequível.

 

Neste momento estamos aguardando o posicionamento do partido, na figura do nosso líder Bruno Araújo, que será embasado nos trabalhos sérios de análise da nossa assessoria técnica, e o parecer das lideranças do setor no meu Estado.

 

Sou de uma região do país que lidera a produção de grãos e faz o PIB Brasileiro ter um balanço positivo. O trabalhador rural do meu querido e amado Mato Grosso com muito suor e esforço acorda com a alvorada e produz com recursos escassos o alimento, da mais alta qualidade, que põe a mesa do brasileiro em áreas urbanas.

 

Por este, e muito outros motivos, deixo de antemão o meu recado: junto com meu partido, o PSDB, que de forma responsável vem fazendo a história do agro negócio e da preservação do meio ambiente uma batalha diária, sempre visando o melhor para o futuro do país, vou lutar pelo melhor, lutar pelos acertos que se fizerem necessários.

 

Nilson Leitão


A redação do RepórterMT não se responsabiliza pelos artigos e conceitos assinados, aos quais representam a opinião pessoal do autor.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia